x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 574

Encerramento de Empresa

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2016 | 17:59

Boa tarde a todos;

Gostaria que alguém pudesse compartilhar um pouquinho de conhecimento comigo...rs

Pedi uma colega que também é formada em Contabilidade, porém tem mais experiência do que eu, para fazer a abertura de uma empresa de prestação de serviços administrativos para mim. A empresa é uma sociedade limitada. Porém ela chegou apenas na etapa de solicitação de alvará na prefeitura. O Alvará provisório chegou porém o definitivo até hoje nada. Não foi feito mais nada até agora (sem ISS, cadastro perante a previdência...). Ai vem a minha dúvida: preciso que a empresa seja cancelada e a amiga não poderá fazer isso para mim. O cancelamento será apenas perante a junta e a receita federal (baixa de cnpj) ou terei que ir em outro órgão para pegar alguma certidão?

empresa aberta em abril de 2016

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 16:45

Juliana, complementando a resposta da nossa colega Leticia Bisoni, primeiramente não se "cancela" uma empresa ativa e sim o termo correto é "baixa".

O processo de baixa segue o mesmo de abertura de tal empresa.

Portanto, se a empresa foi registrada somente na Junta Comercial, Receita Federal e Estado, então será somente nestes órgãos que terá de providenciar a baixa.

Em resumo, o processo de baixa segue o processo de abertura. Abriu no órgãos X, Y, Z e W. Vai ter que dar baixa nos órgãos X, Y, Z e W.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.