x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 519

Extinção de empresa e registro de nova em seguida do mesmo p

Ênio Jânio

Ênio Jânio

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 16:41

Olá,
Boa Tarde


Estou com uma empresa onde a empresaria solicitou baixa da inscrição estadual e hoje encontra-se baixada, estando ativa apenas na Jucepe e Receita Federal, com algumas exigências junta a SEFAZ-PE.

Existe a possibilidade de fazer a extinção por completo dessa empresa(INDIVIDUAL) e da entrada no Registro de uma Nova Empresa (do mesmo empresario/proprietário individual)?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 18:40

Ênio Jânio

Sim, deve tramitar o processo na Junta e na Receita para extinguir ela, logo depois fazer o processo para abertura de nova empresa.

Lembrando que a Junta de Pernambuco está com atividades paralisadas desde outubro. Greve.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 20:39

Phillipe,

se permite aproveito para pegar uma carona nesse assunto. Preciso encerrar uma empresa que o meu filho precisou abrir para trabalhar como representante comercial de uma empresa fabricante de bombas dágua. Ele arrumou um emprego e pediu para que eu fizesse o fechamento, sou bacharel em contábeis e tecnólogo em processamento de dados, mas até agora só trabalhei na área de TI, mas como estou me aposentando resolvi abraçar a carreira de contador, mas ainda estou me reciclando na área e quase nenhuma experiência com abertura e fechamento de empresas.
Por favor poderia me orientar com os passos a seguir para o encerramento ? a empresa é "empresário individual", constituição 08/08/16, início de atividades 03/08/16, nunca teve empregados, emite somente nota fiscal eletrônica de serviços pelo sistema GISS de Santos, trabalha apenas com prestação de serviços, optante pelo simples nacional, baixíssimo faturamento, após a abertura por outro contador não entregou ainda nenhuma obrigação acessória.
Desde já agradeço pela atenção dispensada.

Filipe Menino

Filipe Menino

Bronze DIVISÃO 3, Analista Custos
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 11:13

Bom dia a todos,

Encontro-me com dúvida sobre a possibilidade de baixar CNPJ / encerramento de ME enquadrada no Simples Nacional, encontra-se ativa, com faturamento regular, sem nenhum funcionário desde o início da sua atividade. Quanto tempo leva para isso?

Segunda dúvida: posteriormente se a pessoa física quiser abrir uma empresa em outro CNPJ, em outra atividade de prestação de serviço? Quanto tempo leva para este trâmite?

Isso é comum?

Obrigado,

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 11:53

Filipe Menino ,

Aqui em São Paulo, por volta de 60 dias já da pra fazer toda a baixa (visto a Prefeitura estar demorando).

Para a abertura, uma semana, dez dias, se não tem Inscrição Estadual, mas este pode ser feito independente da baixa da empresa anterior.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 11:53

Lauro Ullski

Primeiro é recomendável puxas os extratos de pendência na receita federal, sefaz e prefeitura para ver o que está em aberto e regularizar, depois proceder com a elaboração do requerimento de empresário com evento de extinção.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 17:49

Phillipe, obrigado,
estive na jucesp e me disseram que o evento de extinção só é possível usando certificado digital,
então aproveito para lhe perguntar se comprando um certificado e-CPF A-1 certisign em meu nome(tenho crc de contador ativo)
eu consigo fazer todo o processo de fechamento e também utilizá-lo posteriormente para trabalhar com empresas do simples nacional já que para o lucro presumido(para ECD) é necessário A-3, se entendi bem.

Ênio Jânio

Ênio Jânio

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2016 | 13:23

Obrigado pela informação.

So mais uma duvida, a empresa possui matriz e filial,

caso realize a baixa da matriz a filial sera feita de forma automática ou é necessário realizar baixa da matriz e filial?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.