x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 1.372

Baixa de CNPJ impressão do dbe

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 17:33

Caríssimos,
ao tentar fazer a impressão do dbe pelo site da receita travei ao pedir : " número constante do recibo de entrega (número do recibo/número de identificação)", esse número teria sido gerado na abertura do cnpj ? nesse caso o contador que fez a abertura da empresa deve possuir esse número ?


Pamela Wagmann

Pamela Wagmann

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 17:48

Lauro,

O número do recibo é gerado logo que se inicia o preenchimento do Cadastro Sincronizado, o identificador é o CNPJ.
o responsável pelo preenchimento normalmente faz download desses dados ou anota à mão. Desconheço outra forma de recupera-los.

Se de tudo não conseguir recupera-los preencha novo cadastro sincronizado e ao indeferi-lo a Receita informará que há outro recibo em atendimento e seu nº.

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 18:43

Pamela, muito obrigado por responder, para preencher o novo cadastro sincronizado eu faço pelo aplicativo coleta web ?

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 18:05

Pamela, muito obrigado, valeu a sua dica por que consegui fazer o pedido de baixa diretamente no site do Cadastro Sincronizado cujo processo gerou recibo/identificador, agora resta saber se vai ser deferido e se esse processo substitui o processo de "cancelamento de empresário individual" na junta comercial - jucesp, eu acredito que não, inclusive já fui hoje na jucesp e eles disseram que realmente existe alguma coisa paralela, mas não precisaram se é esse processo do Cadastro Sincronizado, acho melhor dar entrada no processo na jucesp também e o primeiro passo será comprar um certificado digital porque é obrigatório na jucesp, acontece que tenho algumas dúvidas, como tenho crc ativo de contador será que comprando um certificado e-CPF A-1 certisign eu consigo fazer todo o processo e também trabalhar com empresas do simples nacional ?

Pamela Wagmann

Pamela Wagmann

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 09:04

Lauro,

Não sei quanto as exigências da JUCESP, mas aqui em MG a Junta exige Certificado E-CPF do tipo A3 para assinar os processos. Quanto ao Simples Nacional talvez outro colega possa responder se o Código de Acesso é o suficiente para o envio das obrigações.

Um abraço.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 09:10

Lauro Ullski ,

Para o cancelamento do empresário, você precisará de:

- Processo de baixa de Empresário, a ser protocolado na Jucesp, sendo que o DBE que você conseguiu é um dos documentos que deve ser anexado a este provavelmente.

Um grande abraço



Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 14:29

Décio, obrigado mais uma vez, entendi sobre o processo, mas ainda tenho uma dúvida, como vou ter que comprar um certificado digital preciso saber que tipo devo comprar para fazer esse processo de cancelamento do empresário e também para trabalhar com empresas do simples nacional. Existe opção de atrelar o meu crc de contador ao e-CPF ou isso não é necessário ? ou o crc pouco importa ? em caso dessa opção de atrelar o crc não existir como os órgãos saberão que o e-CPF é de contador ? por favor saberia me responder essas perguntas ?

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 16:39

Décio, desculpe-me pelas perguntas serem básicas é que apesar de estar me aposentando, até agora só trabalhei como analista de sistemas mainframe, resolvi abraçar agora a carreira por que acho que é uma das melhores atualmente e ainda tem um futuro promissor pela frente.

Pelo que você explicou basta que eu tenha o e-CPF e ponto final.

Ainda resta uma dúvida: para que eu possa trabalhar como contador autônomo basta estar com o crc ativo ou terei que fazer algum outro registro para poder ficar responsável pela contabilidade das empresas do simples e talvez do lucro presumido ? ou terei obrigatoriamente que possuir um cnpj ?

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 19:01

Lauro Ullski

"Pelo que você explicou basta que eu tenha o e-CPF e ponto final"

Sim, apenas tome o cuidado de na hora da solicitação, tem um campo que tem que inserir o CEI (Cadastro do INSS) .

Pelo que me recordo, se você não inserir não conseguira acessar o Conectivdade Social (faz tempo que levantei isto, algum colega pode confirmar).

Quanto a outra duvida, você terá que primeiro ser registrado como pessoa física, e ter também o cadastro como PJ (ou MEI) .

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2016 | 11:04

Décio, preciso da sua ajuda mais uma vez, por favor estou tentando fazer o procedimento de baixa de empresário individual ME no cadastro web da jucesp,
comprei o certificado e-cpf, optei pelo a-3 e está funcionando perfeitamente, mas não sei como gerar o "requerimento padrão(capa)" seria esse o caminho: via rápida empresa - processo integrado de viabilidade e registro - empresário - alteração de matriz... ??? e o "requerimento do empresário" é pelo mesmo caminho ?

Desde já agradeço pela atenção.

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2016 | 17:27

Baltasar, cadastrei o ato a5 cancelamento de inscrição de empresário, clicando no ícone de impressão chego no gerenciamento de impressão, lá tenho atos do processo com resultado isento/deferido, mas aparece dados de reaproveitamento de processo com exigências, cliquei no ícone de texto(ação) e coloquei que não existe exigência, então abriu para fornecer os dados da empresa e do empresário e responsável pelos emolumentos, logo abaixo apareceu D.A.R.E e o ícone de impressora ao lado apareceu D.A.R.E e D.A.R.F. Sabe quais são os próximos passos ? até aqui está correto ?

BALTASAR COELHO GOMES

Baltasar Coelho Gomes

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2016 | 14:04

Boa Tarde Lauro

Está correto. Recolha as taxas e retorne ao processo para impressão do restante dos documentos. Lembro que o requerimento de empresário deve estar em 4 vias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.