x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.802

Cancelar de inscrição de Empresário Individual

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 22:23

Caros amigos,
preciso cancelar a inscrição de empresário individual - ME - optante pelo simples - sem empregados, na jucesp e vou precisar comprar um certificado digital(é obrigatório cd na jucesp). Pergunto: como não fui que abri a empresa posso fazer o cancelamento da mesma com um certificado e-CPF, ou seja, para a jucesp basta que o certificado seja válido ?

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 14:43

Fernando, no caso não estou encerrando inscrição estadual e sim encerrando a empresa e o primeiro passo é cancelar a inscrição de empresário individual (é esse o nome do processo na junta comercial de são paulo - jucesp para empresário individual). Também a empresa tem apenas inscrição municipal - contribuinte do ISS por se tratar de prestador de serviços.
A minha dúvida principal agora é qual certificado digital comprar para trabalhar como contador autônomo ? existe um certificado digital específico para contador ?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 07:32

Lauro, bom dia

Realmente, não sei dizer com certeza sobre o certificado digital.

Quanto ao processo, JUCESP-RFB-SEFAZ trabalham integradas, logo, você deverá fazer o VRE de cancelamento do empresário, gerar o DBE e toda análise será feita pela Junta Comercial.

Quando deferido, estará encerrada na SEFAZ também, restando somente a Prefeitura para que você faça a baixa.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.