x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.405

Como abrir uma EI - Empresa Individual com capital de outra

Juliana Lima

Juliana Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 7 anos Sábado | 24 dezembro 2016 | 23:17

Olá, sou nova aqui, então, me perdoem a falta de conhecimento sobre o assunto. Eu e meu namorado queremos abrir um café, mas, ele não quer aparecer na sociedade, no caso a loja seria aberta apenas no meu nome, uma empresa individual. No entanto, a maior parte do dinheiro para abrir a loja seria dada por ele, eu não tenho a grana toda e ele vai disponibilizar esse dinheiro para mim. Mas, pelo que andei lendo para eu abrir a empresa preciso provar que tenho a grana para bancar. Ele pode enviar o dinheiro da conta dele para a conta jurídica que terei que abrir no meu nome ou o dinheiro tem que sair da minha conta física para a conta jurídica? Nós podemos abrir uma conta conjunta e depois transferir o valor para minha conta jurídica ou ele teria que doar o valor para minha conta física para depois eu enviar para conta jurídica provando assim que tenho a grana para custear a loja. Nossa preocupação é de não ter problema na hora de declarar de onde veio esse dinheiro. Espero que dê para entender. Se puderem me ajudar eu agradeço, pois não encontrei nada concreto sobre o assunto.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 11:13

Juliana Lima ,

Ou ele doa o valor para você, ou como empréstimo.

Eu faria entre pessoas fisicas esta operação, e o dinheiro estando em seu poder, você pode utilizar da forma que melhor lhe convier!

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 07:51

Bom dia Juliana.

Complementando a excelente resposta dada por nosso amigo Décio...

Independente da modalidade (doação ou empréstimo) o ideal é que ambos (você e seu namorado) façam declarações de IR (um para cada) informando (um que emprestou e a outro que recebeu).


Neste caso ao invés dele transferir para a empresa, que ele transfira para você na sua conta de Pessoa Fisica e você coloque o dinheiro na empresa como aumento de capital social ou empréstimo.

A medida de que for faturando (eu espero que fatures muito) você vai fazendo as retiradas como pro labore, devolução de emprestimo, antecipação de lucros. Transfira para sua conta de PF e depois transfira para seu namorado. Nesta ordem.


att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.