x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 583

dúvidas para fechar micro empresa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 01:30

Olá Pessoal, estou aprendendo muito com vcs. Já li vários relatos e estou com uma dúvida.

Tenho uma micro empresa desde 2011 só que nunca a utilizei e estou querendo encerrar agora. Tenho um contador só que ele não me passa as informações por isso já estou procurando outro. Mas gostaria de ir já sabendo de algumas coisas.

Vi 3 itens que tenho que verificar se estão em dia: Rais negativa, Declaração de Inatividade, e Gfip.

O que mais preciso verificar para saber se não esta pendente alguma coisa? Tenho muita preocupação de encerrar por inteiro essa micro empresa, não deixando de lado nada que depois possa me dar dor de cabeça.

Obrigada

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 08:58

Ariana Azevedo ,

Hoje, especificamente, você pode baixar a empresa sem a necessidade de entregar estas obrigações acessórias, ainda mais se elas forem sem movimentos, desde que a empresa seja ME/EPP, pois não exige as certidões negativas.

Verifique se na Jucesp esta como ME/EPP.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 13:44

Oi Decio! Obrigada pela resposta.

Mas fiquei com outra dúvida. Eu já vi que a ME não entregou nenhuma rais negativa... se por acaso eu fechar a empresa antes de sanar esses débitos eles vão ficar no meu cpf?

Obrigada

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 13:58

Ariana Azevedo ,

Esta lei existe, entretanto, operacionalmente, não esta ocorrendo isto POR ENQUANTO.

Ou seja, hoje, você cancelará a empresa, e não ira para o seu CPF.

Eu, particularmente, oriento os meus clientes desta forma, DEIXANDO CIENTE, que algum dia, poderá ocorrer esta cobrança (ou não, caso passem os cinco anos anos da decadência), falando-se em termos das obrigações acessórias.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.