x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 473

[duvida] quadro societario

Calvin Teixeira

Calvin Teixeira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Marketing
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 09:54

Bom dia a todos!!

Estou com uma duvida cruel que preciso esclarecer o mais rápido possível, primeiramente peço desculpas caso tenha criado o tópico em local errado do fórum, se isso aconteceu peço por gentileza que algum adm mova o tópico.

Bom, atualmente estou vendendo online, e surgiu uma proposta para que eu me tornasse um vendedor maior ainda dentro do market place, porém, fiquei sabendo que pra isso eu precisava estar incluso no quadro societário da empresa que eu trabalho, o que é uma situação desconfortável tanto para meu chefe quanto para mim, mas é a unica forma de crescermos ainda mais.

Queria fazer isso de forma simples, uma pessoa me disse que eu poderia solicitar uma procuração no cartório onde eu teria funções apenas para tal área dentro do CNPJ, isso iria me incluir no quadro e eu poderia seguir adiante. A duvida é, tem como fazer isso? ficar incluso no quadro societário porém com restrições, pois sei que todo sócio tem direito a parte da empresa, e eu queria que isso não acontecesse, apenas quero estar incluso para ir adiante com a proposta de crescer como vendedor.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 09:07

Até onde sei, participar do quadro societário, seria você adquirir quotas da empresa e realmente ser um sócio, respondendo (responsabilizando-se) de acordo com as quotas e especificações do contrato social.
Existe também a possibilidade de ser nomeado o administrador não sócio, desde que o contrato permita, no qual terá poder administrativo da empresa em diversos âmbitos.
Já a procuração pública seria a outorga de determinados poderes a você, por parte da empresa, e isso também não o faria sócio, mas sim, poder fazer em nome da empresa os atos citados na procuração.
Isso de não poder vender/atuar sem ser sócio é estabelecido onde? Deve ser algum acordo comercial...

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 11:30

Calvin, situações como isso que você expôs é muito comum. Neste caso, costuma-se admitir o sócio com uma pequena participação, normalmente 5%. com isso a responsabilidade será limitada a 5%. ou seja vai mandar pouco.... e resolve o problema.Importante saber o motivo de tal exigência. Se for o que penso, pode também abrir uma representação comercial ( novo CNPJ) só teu e prestar serviços de representação. assim, não terá vinculo nem empregatício nem societário,mas contratual...

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Calvin Teixeira

Calvin Teixeira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Marketing
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 09:34

É no marketplace do Mercado Livre, pra se tornar um mercado lider precisa enviar a documentação fiscal e pessoal, acontece que o CNPJ da empresa não bate com meu CPF, pois não estou no quadro societário da mesma. Me deram a sugestão de abrir meu CNPJ também, poderia ser até MEI, acontece que mês que vêm estarei sendo efetivado, e também quem abre MEI acaba perdendo muitos benefícios trabalhistas, isso iria me prejudicar... Acho que a única forma é meu chefe me incluir no quadro e declarar 1%, apenas para estar lá e prosseguir com a configuração no site.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.