x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 11.103

Necessidade de Contador em EIRELI

Marcelo Cabral

Marcelo Cabral

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 22:40

Olá,

Estou iniciando minha vida como empreendedor, abrindo minha empresa agora, fevereiro de 2017. Imagino que a renda média da prestação do meu serviço não será muito elevada, então inicialmente pensei no desconto dos impostos (6%). Porém, conversando com amigos bateu a dúvida:

Há a necessidade de contador ou eu posso fazer a contabilidade da minha empresa? Visto que eu pagaria mais de 10% da minha renda para um serviço de assessoria de um contador, eu pensei em eu mesmo fazer. É permitido ou é obrigado ter um contador na empresa ou uma empresa prestando assessoria contábil?

Desde já agradeço a todos pela atenção.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 4 fevereiro 2017 | 13:03

Marcelo, vocêmpode abrir MEI, que não precisa de contador, caso não admita empregado. se for EIRELI, precisa, sim de responsável contábil, principalmente se a atividade exigir Inscrição Estadual. abre MEI. no SEBRAE farão sem custo, ou indicarão contador optante do SIMPLES NACIONAL. .

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Marcelo Cabral

Marcelo Cabral

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 08:55

Agnaldo,

Muito obrigado. Imaginei que, como a empresa não terá funcionários, será apenas 1 cliente (emissão de apenas 1 NF ao mês), eu, como engenheiro civil, poderia fazer a contabilidade.

Existe realmente uma lei/norma que obrigue as empresas a terem um contador?

Thiago Pena

Thiago Pena

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 08:59

Bom dia, Marcelo!

Como a atividade é de engenharia, não será permito a abertura de um MEI.

Neste caso é preciso abrir uma empresa individual ou EIRELI e com isto é obrigatorio ter a contratação de profissinal contabil.

Somos também de São José dos Campos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.