x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 5.845

Registro de Empresa Estrangeira

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 21:47

Queridos Colegas,

Gostaria de trocar uma idéia a respeito do registro da 1ª. filial brasileira de uma empresa estrangeira.

Por ser o 1º. registro da empresa no Brasil, o tratamento correto não seria 'matriz' ao invés de filial? Eu entendo que se não há registro junto à RFB, não posso caracterizar a abertura da primeira unidade da empresa na condição de filial.

A nomenclatura correta não seria: 'sede brasileira' ao invés de 1ª. filial brasileira???

Pode parecer besteira, mas essa dúvida está me preocupando demais, de forma que trocar idéia com vocês sem dúvida será fundamental para clarear minhas idéias.

Agradeço pela atenção.

Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 09:52

Vivian

Normalmente, a empresa no brasil será inscrita na Receita Federal como matriz.
A grande dificuldade se encontra na constituição da pessoa jurídica, onde os sócios precisam ter inscrição aqui no Brasil (CPF ou CNPJ) .
Caso estes sócios não residam no país, eles devem designar um representante(s), com procuração traduzida para o português, por tradutor inscrito na Junta Comercial do seu Estado.
Por sua vez, este representante pode designar um administrador de seus negócios aqui no país.
Na último caso que eu tive, os sócios estrangeiros tiraram o CPF pelo consulado brasileiro do país de origem. Uma das sócias era uma Pessoa Jurídica com sede na América Central, sendo que este PJ foi caracterizada como uma Holding (CNAE 64.62-0-00), Natureza 221-6 (Empresa domiciliada no exterior).
Não recomendo que você faça esta registro sozinha, sem o acompanhamento de profissionais habituados com este tipo de operação.

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 11:16

Puxa Anderson,

Muito obrigado pela orientação. Essa é uma situação nova e eu precisava da orientação de alguém experiente para saber como proceder.

Bom final de semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.