x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 4.905

Venda de imovel integralizado no capital

RAFAEL LEOCADIO

Rafael Leocadio

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:57

Bom dia Prezados,

Poderiam me ajudar ?

Usarei um exemplo:
Tenho uma empresa denominada R20, a mesma possui um capital de R$ 1.000.000,00.

Parte desse capital ou seja R$ 300.000,00 foi integralizado com um imóvel, tendo seu registro e descrições em contrato registrado na JUCESP e no Cartório de Imóveis, tudo feito de acordo que manda a Lei.

Pois bem, hoje estou vendendo este imóvel que integraliza parte do meu capital, como devo proceder:

1) O capital da empresa deverá ser reduzido ? uma vez que parte dele foi vendido, o valor de R$ 300.000,00?

2) Como devo proceder está alteração contratual ? excluo o imóvel do Contrato e logo reduzo o Capital ?

3) Posso integralizar em dinheiro o valor referente a venda deste imóvel, uma vez que ele foi vendido e o dinheiro é da empresa? Não lançando mais como capital e sim como caixa?

4) E no caso de usar esse dinheiro para outros fins, reduzo o capital ?

Desde já Agradeço.

Muito Obrigado

Contador, Pós Graduado em Direito Empresarial e Gestor no Departamento de Registro Empresarial e Legalização.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.