x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 8.947

Não tenho Capital Social para abrir uma EIRELI, posso abrir

Felipe Souza

Felipe Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Web Programador
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 18:40

Tenho essa duvida, pois não tenho 100 vezes o salário mínimo vigente, e o contador sugeriu abrir uma EIRELI, falei pra ele isso e ele disse que não precisava ter esse dinheiro em mãos, nem ter bens no valor, que só precisava declarar.

Alguém poderia me dar mais detalhes sobre isso, alguém poderia me dar mais detalhes sobre o futuro ? Se isso vai me prejudicar em alguma coisa ?

CARLOS FERNANDES

Carlos Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 19 março 2017 | 21:55

Olá Felipe, a lei determina que o capital social de uma EIRELI seja devidamente integralizado na sua abertura, ou seja, que este valor esteja disponível ou comprovado para a empresa utilizar assim que suas operações se iniciem. O prejuízo em um primeiro momento é para o contador, caso ele sofra uma fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade e o mesmo comprove que sua empresa não foi aberta com esse valor disponibilizado, de alguma forma ele será penalizado ou notificado. A outra situação é a denuncia que poderá ser feita na junta comercial de sua região onde poderá ter o CNPJ inativado ou cancelado.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 08:19

Felipe, bom dia

Como assim? Isso é crime!

A Lei prevê que o capital social da EIRELI seja totalmente integralizado no ato.

Você enquanto titular poderá responder por fraude e outros crimes previstos na lei, além do mais, se o seu intuito é resguardar o patrimônio pessoal constituindo uma EIRELI, nessa situação, provavelmente a responsabilidade se torne ilimitada em algum processo, ou seja, você responderá com seu patrimônio pessoa física.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.