x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.578

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 09:57

Caros amigos colaboradores,
Tenho uma empresa, onde a Matriz é no Estado do Rio de Janeiro. Efetuei uma alteração contratual alterando a Razão Social da empresa.

Tenho filiais em GO, MG, SP, BA, PA e DF. Tenho que dar entrada em todas as juntas comerciais dos respectivos estados informando a alteração da Razão Social?

Qual seria o meu procedimento?

Teria como me passar o procedimento passo-a-passo?

Grato.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 12:25

Olá Vanivaldo,
De acordo com o Manual de Atos de Registro Mercantil - Sociedade Limitada:

"ALTERAÇÃO DE NOME EMPRESARIAL - FILIAIS EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO
Ocorrendo o arquivamento de alteração de nome empresarial na Junta da sede da empresa, cabe à sociedade promover, nas Juntas Comerciais das outras unidades da federação em que estejam localizadas suas filiais, o arquivamento de documento que comprove a alteração do nome empresarial, a fim de que o nome da empresa também seja alterado em relação a essas filiais.
São documentos hábeis para essa finalidade, uma via da alteração contratual modificando o nome empresarial arquivada na Junta Comercial da sede, Certidão de Inteiro Teor ou cópia autenticada desse documento ou, ainda, Certidão Simplificada que contenha a alteração do nome empresarial.
No requerimento constante da Capa de Processo deverá ser indicado o ATO 310 - OUTROS DOCUMENTOS e o EVENTO 020 - Alteração de Nome Empresarial. "

A documentação para a abertura do processo:

Requerimento (Capa de Processo) com assinatura do administrador, sócio, procurador, com poderes específicos ou terceiro interessado (art.1.151), (vide tabela de atos e eventos para preenchimento do requerimento) - 1 via

· Instrumento ou ato a ser arquivado (1) - 3 vias

· Original ou cópia autenticada (2) de procuração, com poderes específicos e se por instrumento particular, com firma reconhecida, quando o instrumento ou documento for assinado por procurador. Se o outorgante for analfabeto, a procuração deverá ser passada por instrumento público. - 1 via

· Cópia autenticada (2) da identidade (3) do signatário do requerimento. - 1 via

· Comprovante de pagamento:a) Guia de Recolhimento/Junta Comercial. (4) - 1 via

OBSERVAÇÕES:
(1) Mínimo de 3 vias, podendo ser incluída vias adicionais. Para cada via adicional será cobrado preço pela Junta Comercial, que deverá ser recolhido por meio do mesmo documento de arrecadação, somado ao preço do ato.
(2) Caso a cópia não seja autenticada por cartório, a autenticação poderá ser efetuada pelo servidor, no ato da apresentação da documentação, à vista do documento original.
(3) Documentos admitidos: cédula de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo com base na Lei nº 9.503, de 23/9/97).
(4) Número de vias conforme definido pela Junta Comercial da UF.

Se tiver interesse no Manual, podemos disponibiliza-lo para download.
Espero que ajude.
Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 14:51

Muito obrigado Esther, seria muito interessante te-lo para eventuais pesquisas.

Fico muito grato pela ajuda.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2006 | 15:40

Rogerio, estou enviando o arquivo para disponibiliza-lo para download.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.