x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 477

acessos 89.340

Inscrição MEI

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 23:58

Prezada Andrea Batista- Se voce se refere ao MEI não existe possibilidade e nem necessidade de entrar com o nome fantasia. O nome empresarial será -- ex. ( joão da silva cpf....... )- O nome fantasia, se necessário deverá utilizar em suas propagandas, jornais etc. Pergunto- porque vc deseja usar o nome fantasia no certificado fornecido pelo portal? Quem está exigindo?
Obrigado-
a disposição ´..

cesar serrati
Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 08:25

Bom dia Cesar Serrati, existe sim possibilidade e necessidade de entrar com o nome fantasia, quando vamos abrir uma empresa, os contribuintes, principalmente os individuais pensam primeiro no nome fantasia, pois é justamente esse que vai constar nas NF, nos cartões de visitas, nas propagandas e etc...Pois ninguem gosta de fazer propaganda escrevendo seu nome. ( VIDRAÇARIA JOÃO DA SILVA 000.000.000-00 )Eu sei que existe a possibilidade atravéz da Receita Federal, apenas estou na duvida no procedimento, se tem que ir lá na Receita levando o DBE depois que faz o pedido pela RECEITANET.

a disposição *---*

Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 08:32

Cesar, já que vc estra a disposição gostaria de lhe fazer uma pergunta: P orque eu abri um MEI comercio, e não saiu a Incrição na Fazenda Estadual, essa demora? pq eu ja fiz a consulta na SEFAZ atravez do CNPJ e do CPF e consta que não existe cadastro para esse CNPJ nem pra esse CPF. é normal vc sabe me dizer?

Andréa

carlos alberto cavalcanti

Carlos Alberto Cavalcanti

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 22:17

ola bom dia me formalizei no mei desde 12/02/2010 ao me formaliza
me foi gerado dois numerros de cnpj tenho tentado cancela um e nao consigo ja fui no sebrae , junta comercial , e reseita federal , e nao consegi resolver nada gostaria de saber o que tenho o que fazer para
cancelar um ao colocar o numero do meu cpf para imprimir meus documento no portal do empreededor so imprime o numero q quero
cancela poren nao consigo imprimir o certificado de empreendedor que
ja paguei varias DAS que ja paguei isto tem me atrapalhado muito nao
consigo abri conta em banco e fazer cadastro em empressas por favor
alguem me oriente muito obrigado

Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 22:40

Ola Carlos Alberto vc estar querendo dizer que abriu duas empresas com o mesmo cpf e a mesma atividade e foi aceita? estou axando estranho pq existe uma amarração no cpf com a receita.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 00:26

boa noite Andrea Batista- voltando aa situação da pretenção de inscrever com nome fantasia, concordo com voce sim, em parte.
Especificamente se tal empresa é MEI voce pode fazer os cartoes, baners, placas etc. com o nome fantasia.
Voce pode sim fazer a placa "Vidraçaria do João" ou "Vidraçaria Central" etc etc...ou "Açougue Bom Bife" etc.. o que não há necessidade é de
ter no nome fantasia ou gastos extras para tal se o portal não pede e não sugere tal inclusão (se for MEI). A vidraçaria ou ou açougue pode ter tais nomes assim como muitas empresas- Coca-cola, rede globo e outras .Mesmo não sendo Mei, nos documentos principais -fiscais, muitas vezes estão constando- Organizações Roberto Marinho e cia Ltda e não rede globo, Sbt na propaganda ou slogam mas no documento fiscal é outro certamente como "grupo silvio santos e cia ltda" (exemplificando) .
Assim o Mei tem ampla liberdade em usar o nome fantasia nas modalidades citadas acima placas etc.. sem gastos ou procedimentos adicionais e mais complicados. Sobre o DBE , caso insista em extrair tal documento certamente tem que protocolar no endereço indicado nas linhas abaixo da autorização para impressão. Por exemplo, aprentar o DBE na agência da Receita Fed.l endereço.....cidade tal..... Lá já aponta o nome do órgão e endereço a ser protocolado.
obrigado, recomendações.

cesar serrati
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 00:35

prezada Andrea Batista- com relação a sua indagação a respeito do atraso no fornecimento da inscrição estadual tive um caso parecido.
Fiz o seguinte- enviei uma mensagem para o fale conosco da Sefaz fornecendo o nome, a data da abertura mais cnpj. Me retornaram dizendo que houve problema no processamento de algumas inscrições e que na proxima semana tudo estaria regularizado. Realmente aconteceu o que disseram e logo alguns dias após consegui tirar o numero da inscrição.
Continue insistindo em tirar na consulta pública da sefaz e caso persista a demora, passe um pedido informando o nome, data da abertura, cnpj para o fale conosco da sefaz do seu estado.
Espero te-la tranquilizado. saudações

cesar serrati
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 00:47

caro Carlos Alberto- sobre a situação que explanou acredito que seria melhor voce voltar ao portal do microempreededor e procurar a área que menciona "o sistema apresentou algum problema ou erro- clique aqui" ." Passe uma mensagem de forma resumida citando a data da abertura o cpf e os dois cnpj. Certamente se foi problema de processamento ou algo de errado no dia da aberura no portal, darão a solução prá vc.
Espero seja feliz no resultado. Peço p.favor dar notícia a respeito pois nunca tive caso parecido e é curioso saber como lhe orientarão.
saudações , à disposição.

cesar serrati
Andrea Batista

Andrea Batista

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 00:51

eu conheci ele hj, ele disse que a jucepe mandou ele e ate a receita enquanto que a receita mandou ele procurar o SEBRAE, da qual eu axei um absurdo, ele me passou o cnpj e relamente o endereço, data,cpf,tudo igual so muda o cnpj, eu tambem nunca havia visto isso.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 00:55

prezada Andrea- O meu caso de inscrição em atraso foi há 2 semanas mas já foi resolvido conforme disse que informaram problemas no processamento.
Com relação ao caso do Carlos Alberto, nunca vi igual mas acho que ele deveria entrar na área mencionada e passar uma mensagem. Certamente foi erro no portal ou na R.;Federal. Terá resposta muito em breve.
saudações

cesar serrati
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 01:00

Andrea e Carlos- Este jogo prá lá e prá cá é normal pois nem mesmo os funcionários podem estar atualizados. O Sebrae não é o indicado para tal situação. O caminho a seguir é na tal área que mencionei no portal, - o sistema apresentou ...clic aqui.- Aguardem que terão a solução.
recomendações

cesar serrati
flora maria pedroso rabelo

Flora Maria Pedroso Rabelo

Iniciante DIVISÃO 5
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 16:50

Boa Tarde,

Colegas, estou som os eguinte casao do MEI: Gerei um MEU no mês de 04/2010 e saiu tudod bonitinho o CNPJ. Aconte que o empreendedor resolveu alterar o seu ramo de atividade incluido alguns ramos voltados a sua prestação de serviços e alteração do nome tbem.
Na Junta comercial foi sem problemas. Registrei. Gerei o Cadastro Sincronizado e qdo consulto na Receita Federal está dando a seguinte mesnagem: "Evento não permitido ao MEI". Será que vcs já tiveram algum caso assim?
Procurei no site do empreendedor e não achei nada.
Jà entrei em contato com o sebrae e nã me deram retorno.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 01:35

prezada Flora- complementando as informações de n. colega dd.Andrea,
acho que, se quer tais alterações e se forem de tudo necessárias ao correto funcionamento ou enquadramento nas normas do MEI deveria começar a pensar até mesmo no encerramento deste MEI, apesar de gerar custos na Junta Comercial.
Após tal ato, abriria outro com o correto nome e cnae prentendidos.
a disposição.

cesar serrati
cristina chiareli

Cristina Chiareli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 31 julho 2010 | 00:01

Por gentileza, qual é a diferença entre extinção e baixa da empresa?
Pelo o que eu sei a obrigatoriedade de entrega de declarações e livros contábeis é até o momento da efetiva baixa da empresa, é isso mesmo?
Tem alguma legislação sobre isso?

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 31 julho 2010 | 11:15

A gráfica... solicitou... o livro 57. O AIDF foi disponibilizado pela gráfica também, apenas tive que colher a assinatura do empresário em 3 vias.
Levei então a lista que você colocou que também encontrei no site da Prefeitura: livro 57, ficha CCM e RG...
A gráfica me disse que eles mesmos levariam o livro e o AIDF para a Prefeitura...
Talvez nem todas as gráficas trabalhem assim mas essa que encontrei facilitou muito o procedimento para mim...


De fato algumas gráficas estão "perdidas" quanto à impressão de talão de notas para o MEI.
Realizei o registro do Livro 57 (Notas fiscais) e entreguei à gráfica o CNPJ, CCM(inscrição municipal) e xerox da RG.
Após assinatura do AIDF, devolvi à gráfica e retirei o talão pronto em 05 dias.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 17:38

Prezada Lucia Helena- Este controle é criado por vc. mesma. No portal vc pode imprimir o formulário mensal de receitas brutas, onde lançará suas receitas ou rendas na coluna apropriada- Exemplo- num caderno vc somará dia a dia as rendas de corte de cabelo etc..no final do mes terá o total de prestação de serviço com dispensa de documento fiscal .Quer dizer: total que você arrecadou sem precisar emitir nota. No final do modelo voce coloca o total ...comercio (se vendeu produtos) mais prestação de serviço. Assina, data e junta as notas recebidas mais o das pago. Mes a mes e no fim do ano terá o total geral prá fazer declaração apropriada e emitir novos DAS pro ano que vem.
Sobre entrada e saída de mercadoria é criação sua.; Poderá ter dois cadernos para tal.
A disposição ,saudações

cesar serrati
cristina chiareli

Cristina Chiareli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 23:38

Cesar, o que acontece é o seguinte contabilmente, a partir do momento que entramos com pedido de extinção já não tenho mais a obrigatoriedade da entrega de declarações acessórias como DCTF, DACOM ou impressão de livros? Pois o tempo de baixa na junta demora então surgiu a dúvida se continuo entregando sem movimento?

GIBSON NASCIMENTO

Gibson Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 14:54

É realmente de deixar um maluco...

o processo que deveria ser simples, esta sendo mais complicado que abrir uma LTDA.

MEI = MEAJUDA...

Sorte amigos e vamos que vamos, devo em breve abrir algumas... vamos ver no que dá.

___________________________________________
Gibson Nascimento
Consultor Estratégico 

Societário Legal
" Visão Global Ação Local, permita-se ir mais longe"
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 14:14

Prezada Cristina- Vamos aguardar outros colegas dar opinião sobre o assunto. Acho que a extinção só é concretizada na Junta a partir do momento que recebe o requerimento ou o distrato etiquetado com a data da baixa no órgão; Após , precisamos dar baixa no estado e depois na receita federal. Enquanto isso não acontece, para estes orgãos a empresa existe de fato ok?Aguarde mais para ver se algum colega já passou por tal ocorrencia.
a disposição , saudações

cesar serrati
carlos alberto cavalcanti

Carlos Alberto Cavalcanti

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 17:36

Andrea Batista ola andreia boa tarde vc lembra do meu caso q au me formalizar no mei foi gerado dois numeros de cnpj com o mesmo numero de cpf estive na junta comercial e foi resolvido o meu problema e no caso que foi gerado duas atividades me mandaran pagar gare dr e darf para atualiza as atividades muito obrigado pela orientaçao

Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 22:43

No meu caso houve um equivoco.
Ao fazer o cadastro no MEI. Aconteceu o seguinte.
Ao escolher as atividades apareceu como atividade principal:
............. anteriormente.
o secundario como comercio de flores naturais, e frutas ......

sendo que seria o inverso.

E agora?

lucila passos ferreira

Lucila Passos Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 22:16

Ola, boa noite.

Gostaria de uma ajudinha, fiz a inscrição de empreendedor individual para salão de beleza, imprimi o certificado da condição de micro empresario individual com o nº de CNPJ.


Se puder me ajudar, qual os passos seguintes depois da inscrição??

Obrigada

Lucila Passos

Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 00:25

Amiga Lucila.

Você deve primeiro imprimir o carnê para pagamento do DASMEI, no site do microempreendedor.
Procure a sua prefeitura para ver sobre a licença de Alvará para funcionamento. Pois algumas cidades estão cobrando valores no alvará. Mesmo sendo colocado no site que o alvará e gratuito.
Segundo mantenha uma boa ordem financeira para conseguir sobreviver neste comercio. Tenha perseverança no sonho do empreendedorismo e disciplina administrativa (financeira) para gerir todos o problemas enfrentados neste pais, pelos grandes e pequenos empresários.
Deus vos abençoe nesta nova etapa da sua vida.
O que precisar estamos ai.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2010 | 00:36

Prezada Lucila Passos- Vá ao cadastro sincronizado da receita federal e na área de inscrição ou situação cadastral, digite o cnpj e imprima o seu comprovante. Depois vá na SEFAZ RJ setor consulta pública e digite também seu cnpj. Certamente não terá aí sua inscrição liberada por é prestadora de serviço e não comercio. Arquive numa pasta o certificado, o cadastro no cnpj. Aí no certificado já está o alvará provisório. Algumas prefeituras exigem que apresente cópia de tais documentos para requerer o alvará. Não sei se por aí exigem isso. No portal do microemp. tem um coluna -imprima seus documentos- ou DAS que são as guias que recolherá nos prazos lá apontados. Nesta área do simples nacional vc poderá clicar em emitir Das do restante do ano. Se caso atrasar um pagamento, terá que voltar nesta área e programar nova data referente ao das que deixou ou atrasou. Atenção que em janeiro fará a declaração e aí sim emitirá os das do próximo período ou 2011.
No portal, clic em imprimir o relatório de receitas um para cada mes o modelo é auto explicativo. Sua receita bruta mensal entratá em prestação de serviço. Totalize abaixo e assine. Guarde esta via juntamente com o das do mes (pago) e mais notas que tiver no mes, ref. a produtos adquiridos para o salao. Mais dúvidas, estou a disposição.
recomendações

cesar serrati
Página 10 de 16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.