x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 477

acessos 89.336

Inscrição MEI

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 20:38

Fernando - agora estou me lembrando realmente que os bancos pedem tal posição de faturamento. Se for o caso como relatou sobre o faturamento bruto, certamente vai se desenquadrar e neste aspecto pedimos a colaboração de algum colega para definir melhor como se dá tal procedimento pois até hoje não me ocorreu nenhum caso.
Aguardamos. Saudações.

cesar serrati
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 18 março 2012 | 07:59

Eduardo Albino Alturas Valinho,

Bom dia!


Para (conforme você mesmo disse) "alterar o endereço do CNPJ", devemos sempre primeiro efetuar a alteração do contrato social/requerimento de empresário da empresa, fazer o registro no Órgão Competente e, depois alterar na RFB.
Alguns Estados, como é o caso de MG, tudo é feito pelo Cadastro Sincronizado e, desta forma, fazemos o registro na Junta Comercial simultaneamente com a DBE (da RFB).

Agora, notei que você ainda disse "O procedimento é mesmo utilizado nas demais PJ?".
Pelo fato de você ter citado a frase "nas demais PJ?", imaginei que você estava querendo saber sobre a alteração do CNPJ de uma entidade.
Se isto for, o procedimento também é o mesmo, tendo como diferença o fato de que você deverá registrar a Ata da Assembléia Geral constando a alteração do endereço para depois dar entrada na RFB.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.


Tenha um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:45

Amigos,
Abri um MEI Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores

Já temos o CNPJ e NIRE e gostaria de saber se precisamos da Insc. Estadual visto que não haverá comercio de produto algum?

Quanto alvará da prefeitura devemos apenas solicitar na mesma?

Grato
at.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 22:50

Caro Alessandro- Se seu Estado está sincronizado então a emissão de inscrição em alguns casos é automática. Por exemplo, aqui em Minas quando abrimos um Mei, vamos ao site Consulta Pública da Secretaria da Fazenda MG e lançamos o cnpj no campo apropriado. Se houve inscrição no estado, aí mesmo ficamos sabendo o número. Não precisamos ir até a adm. fazendária ou posto fiscal para fazer o pedido. Alguns casos como prestador de serviços não sai a incrição. Pergunte a alguém do seu estado o procedimento pois se já estão sincronizados acredito que é igual ao caso que citei. Quem sabe que algum colega da sua região se manifeste a respeito? Vamos aguardar.
Saudações

cesar serrati
livia

Livia

Prata DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 17:57

boa noite! fiz a inscrição no mei com atividade serviços contabeis, quando tenatr emitir nf não consegui pos preciso do alvara, a prefeitura não suspendeu minha inscrição pq minha atividade tem que ter tvl... alguem sabe me informar como devo proceder? eu coloquei tipo de estabelecimento: unidade produtiva e forma de atuação estabelecimento fixo.

FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE AZEVEDO

Fernando Henrique Oliveira de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:35

Boa tarde a todos. Por favor, no ESTADO DE SÃO PAULO, após fazer o requerimento de empresario-MEI, e fazer o DRIL da prefeitura, é necessário fazer mais algum procedimento, além da emissão do carne-DAS?
É necessário levar algo na JUNTA COMERCIAL?
Obrigado desde já, e otimo final de tarde a todos.

GILVAN PEREIRA DA SILVA

Gilvan Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 16:04

Parceiros, fui procurado para abrir MEI para serviços de limpeza geral e de piscina, porém não conseguir enquadrar nessa atividade, alguem ja fez algum MEI nessa atividade se sim me de o passo a paso e o ramo que deve ser enquadrado

Gilvan Pereira da Silva
Contabilista
CRC-GO
Aparecida de Goiania
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 22:45

Caro Gilvan- realmente terá dificuldade em enquadrá-lo em tal atividade direta. Veja o CNAE 4789-0/05 que refere-se a comerciante de produtos de limpeza, produtos p/piscinas e poderá colocar mais algumas secundárias .Exemplo..: assim como um antenista presta serviços na área, o mesmo certamente desejará comprar diretamente as antenas para obter melhores produtos e consequente aumento nos lucros. No seu caso, ele poderá comprar os produtos e prestar os serviços relacionados a tal compra, na área em questão que é limpar piscinas etc..
A disposição, felicidades

cesar serrati
Antonio Ricarte

Antonio Ricarte

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Sábado | 27 outubro 2012 | 16:51

Pessoal,

MInha dúvida é:

Boa tarde a todos. Por favor, no ESTADO DE SÃO PAULO, após fazer o requerimento de empresario-MEI, e fazer o DRIL da prefeitura, é necessário fazer mais algum procedimento, além da emissão do carne-DAS?
É necessário levar algo na JUNTA COMERCIAL? Pois pelo que vi no portal não é preciso
Obrigado desde já, e otimo final de tarde a todos.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 12:46

Antonio Ricarte

Sua resposta está no canto direito da página "manual JUCESP".

Página 3 do manual.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
JAIR ARMANDO

Jair Armando

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 21:08

Compareci na Jucesp no dia 12/07/2013 (sexta feira), munido de toda documentação de retirada, conforme orientação de Denise Lunes Depetri (Ouvidoria).

A encarregada do setor administrativo da Jucesp, se comprometeu em solucionar o problema, pedindo para que eu retornasse na segunda feira da semana seguinte, para retirada da documentação correta, tendo em vista que o documento solicitado já estava digitalizado no site da Jucesp.

Retornei na quarta feira dia 17/07/2013, para minha surpresa o atendente do departamento de saída, me informou que a mesma não havia nem registrado o novo protocolo, então fui orientado a procurar a encarregada administrativa novamente para perguntar porque o protocolo ainda não estava aparecendo no sistema.

Fui obrigado a pegar uma nova fila, para retirar a (senha M). Quando consegui falar com a encarregada administrativa, a mesma, usou da seguinte frase: ¨Por isso que eu não gosto de ajudar as pessoas, você preencheu o documento errado, recebeu o documento errado..." Pediu para aguardar, quando retornou disse que o protocolo já está registrado, agora aguarde em casa.

Enfim já se passaram 26 dias. Gostaria de saber quanto tempo ainda eu terei que esperar, tendo em vista que o documento já consta digitalizado no site da Jucesp, basta apenas boa vontade de imprimir e registrar, pois eu preciso dar uma satisfação para o meu cliente.

Infelizmente chego a conclusão que o atendimento é precário, falta respeito e boa vontade para com os profissionais da área de contabilidade.

Espero que esta situação seja resolvida o mais rápido possível, pois já passou mais de 40 dias.

Um apelo aos colegas Contadores e usuários dos serviços públicos de São Paulo:

"Precisamos unir nossas forças, reclamar sempre para melhorar o atendimento e acabar com a falta de respeito com a nossa classe profissional."

Envie sua reclamação para o e-mail @Oculto

Atenciosamente,

Sr. Armando
Contabilista

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 08:55

Prezado Jair: estive analisando sua postagem e até procurei outras anteriores e também não entendi sua colocação. Acredito por ser usuário novo, deseja manifestar-se contra a burocracia atual. Mas conforme palavras de n/dd;.colega Agnaldo, talvez não esteja seguindo os passos adequados.
saudações, felicidades.

cesar serrati
JAIR ARMANDO

Jair Armando

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 11:13

Caros colegas, Arnaldo e Cesar.


Gostaria de esclarecer a publicação anterior.

Refere-se à solicitação de uma Fotocópia de Constituição de uma empresa, que eu fiz na Jucesp Barra Funda no dia 19/06/2013, contudo, o documento liberado foi a Declaração de Enquadramento-ME, com o carimbo da Jucesp ilegível.

Estive pessoalmente na Jucesp, tentando resolver o problema e não consegui, fui orientado pelo atendente a preencher novamente o pedido de fotocópia, pagar a taxa novamente e aguardar...

Expliquei o caso para ouvidoria de desenvolvimento e no dia seguinte eu recebi um e-mail da Jucesp solicitando o meu comparecimento na mesma munido de toda documentação de retirada, para seja providenciada a documentação correta.

Compareci na Jucesp no dia 12/07/2013 (sexta feira), munido de toda documentação de retirada, conforme orientação da Denise (Ouvidoria).

A encarregada do setor administrativo da Jucesp se comprometeu em solucionar o problema, pedindo para que eu retornasse na segunda feira da semana seguinte, para retirada da documentação correta, tendo em vista que o documento solicitado já estava digitalizado no site da Jucesp.

Retornei na quarta feira dia 17/07/2013, para minha surpresa o atendente do departamento de saída, me informou que a mesma não havia nem registrado o novo protocolo, então fui orientado a procurar a encarregada administrativa novamente para perguntar porque o protocolo ainda não estava aparecendo no sistema.

Fui obrigado a pegar uma nova fila, para retirar a (senha M). Quando consegui falar com a encarregada administrativa, ela Pediu para aguardar... Depois de 30 minutos, a mesma retornou e disse que o protocolo já está registrado, agora aguarde em casa.

Até hoje dia 31/07/2013 o documento ainda não está pronto...

Pedro Penalva Argolo Trancoso

Pedro Penalva Argolo Trancoso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 31 julho 2013 | 14:06

Olá Boa tarde,

Tenho um cliente que é Gastrônomo. Ele presta serviços de consultoria a alguns restaurantes, e gostaria de abrir uma inscrição de CNPJ como MEI.

Entretanto eu não achei na lista de atividades permitidas para MEI, nada relacionado a qualquer tipo de Consultoria, ou algo parecido com o que este cliente pratica.

Em tese o que ele faz é uma análise de viabilidade do restaurante/bar e vez por outra auxilia administrativamente no dia-a-dia do estabelecimento.

É possível enquadrá-lo como MEI? Se não há alguma atividade permitida que esteja próxima a esta realidade do meu cliente?

Pedro Trancoso
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 10:42

Nobres Colegas, bom dia!

Ontem (29/08/13) fiz uma inscrição de MEI, imprimir o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual assim que conclui o processo, porem, ao tentar imprimir os DAS/IMPOSTOS, o sistema da RFB apresentou a seguinte mensagem “contribuinte não optante pelo SIMEI".
Fiz uma tentativa de reprimir o Certificado de Condição, e o portal do empreendedor apresentou a seguinte mensagem "O CNPJ informado não se encontra na situação de MEI. Caso você tenha efetuado a inscrição há poucos minutos, por favor tente mais tarde".
Alguém já passou por isso?
At.
Marcelo S. Vieira

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 15:03

Prezado Marcelo - é como sistema informou- "aguarde e tente mais tarde". Só um lembrete: nas próximas aberturas que fizer, procure transportá-las para o dia 1º pois abrindo em 29, 30 ou 31 imagine só o que pagará no DAS, por 2 ou 3 dias trabalhados ou enquadrado como MEI. O certo é lhe cobrarem no DAS, o proporcional ou "pro rata dias" de 29 a 31 do mês, mas isto não acontece na prática.
Felicidades.

cesar serrati
JAIR ARMANDO

Jair Armando

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 21:49

Caro Marcelo Soares,
Para o empreendedor que obteve a inscrição no CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), a opção pelo Simei é realizada de forma automática, produzindo efeitos a partir da data da inscrição.

O serviço “Solicitação de Enquadramento no Simei” apenas deve ser utilizado pelos empresários individuais que, posteriormente a sua formalização, desejarem ingressar no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional – Simei. Antes, deve efetuar também a solicitação de opção pelo Simples Nacional, caso ainda não seja optante.
O serviço está disponível no Portal do Simples Nacional entre o primeiro e o último dia útil de janeiro. Uma vez deferido, o enquadramento produz efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da solicitação.
O contribuinte pode acompanhar o andamento e o resultado final da solicitação na opção “Acompanhamento da Solicitação de Enquadramento no Simei”.
Durante o período da opção, é permitido o cancelamento da solicitação de enquadramento no Simei, salvo se o pedido já houver sido deferido.

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 09:45

Jair Armando e Cesar Serrati, bom dia!

Agradeço pela atenção e explicações, foram de imensa importância para os meus conhecimentos. Espero é bom compartilhar informações com os nobres colegas.
Marcelo

Guilherme Santos

Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 12:11

Bom dia a todos os colegas do FORUM, por favor preciso de um auxilio, um cliente meu fez a inscrição no portal do Microempreendedor, porem não realizou o procedimento de inscrição do CCM dele na PMSP, devido a isso o CCM provisório dele foi cancelado. Como posso fazer para obter um novo CCM para ele, pois ao tentar gerar o documento pelo site da PMSP ele me diz que esta empresa é MEI e deve ser feito pelo Site da Receita Federal, mas não consegui achar nada sobre isso.

Att.

Guilherme Santos

Guilherme Santos

Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 14:43


Boa tarde Rosanna, fico agradecido com sua a resposta, mas infelizmente ainda não me ajudou, pois este procedimento de 15 dias é normal a prefeitura dar o parecer favorável a algumas solicitações, porem o que aconteceu é que meu cliente deveria obter o chamado ALF - Auto de Licença e Funcionamento em 60 dias e não o fez, por isso seu CCM foi cancelado.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 19:37

Prezado Guilherme: para que possamos dar um parecer mais acertado nesta situação, poderias informar a data da abertura e a data (se tiver) do cancelamento ou pronunciamento da Prefeitura? Isso facilitará também para fornecimento de ajuda de outros colegas que usam do fórum, incluindo da sua região.
A disposição, saudações .

cesar serrati
Guilherme Santos

Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 19:52

Caro colega Cesar, a abertura da empresa se deu em 05/06/2013 e o cancelamento do CCM por parte da PMSP em 24/09/2013.
Este cliente e da Zona Leste de São Paulo - Capital.

Att.

Guilherme Santos

Página 16 de 16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.