x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 477

acessos 89.336

Inscrição MEI

Rubens

Rubens

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 09:48

José, a inscrição do tipo juridico MEI não precisa pagar nada. Agora, como contabilidade é uma atividade regulamentada, precisa pagar taxas no conselho da sua região.

Bom, continuando minha saga para abrir um empresa no molde do MEI. Lembrando que não é de contabilidade...

Fui a JUCESP novamente (quarta ou quinta vez), mostrei que a atividade era permitida pela resolução, que era possível ser optante pelo SIMEI.
Mas, como nem os funcionários da JUCESP sabem como funciona ou vai funcionar isso, orientaram a mandar novamente um e-mail para a JUCESP com os dados da empresa e o motivo da situação cadastral. Então, enviei para eles e olha a resposta:

Prezado usuário

Todo o processo de formalização do MEI, assim como as regras e procedimentos, estão definidos no site do Portal do Empreendedor(https://www.portaldoempreendedor.gov.br), razão pela qual orientamos que sua demanda prossiga perante àquele site.



Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo



Portanto, mais tempo e dinheiro perdido. Voltou para o mesmo lugar.
Repito, o PIOR é que não podemos cobrar nada para abrir uma MEI dos micro-empresários, mas olha só a dor de cabeça que é para abrir. E ainda ouvir que não estamos nem aí pra eles porque é um serviço gratuito que devemos prestar.


E só para piorar, a situação cadastral do CNPJ é nula, porém ontem venceu o DAS.


William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 12:14

Olá, pessoal!

Peguei a primeira "bucha" do MEI.
Fiz a inscrição de um MEI como Pedreiro...
Ocorre que tive que acrescentar o "apelido" ao fazer a inscrição no Portal do Empreendedor pois o dito cujo tem vários homônimos.
Ao completar o cadastro sincronizado não consigo a liberação do NIT. Já verifiquei todas as inconsistências e cheguei a consultar no site da previdência a existência do PIS.
Pior que não há opção de cancelamento p/ que eu tente realizar uma nova inscrição...
Ufa!

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Tiago Pavão

Tiago Pavão

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2009 | 20:55

Liguei na JUCESP para saber deste problema e me disseram que o processo foi anulado porque teve exigência, mas não sabem informar qual seria a exigência, pois, não está mais no sistema e mandou tudo pra São Paulo e nem sabem o que dizem mais.. estão perdidos.
Se deu alguma exigência na Junta o certo seria nos comunicar para poder acertar/arrumar, como é feito numa processo de contituição de empresa normal.
Tem um caso que o MEI que até abriu conta bancária e agora o gerente do banco está me ligando pra saber o que significa essa observação no cartão do CNPJ. . Que situação !!!

=============================
CONTMAX - Contabilidade & Consultoria
E-mail.: [email protected]
Cel.: (18) 99715-7364
Skype.: tiago_pavao
https://www.redecontmax.com.br
=============================
Rubens

Rubens

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 08:41

Concordo Tiago. Isso é um absurdo, o pior é que os clientes acham que não estamos nem aí, que não estamos trabalhando direito porque o serviço é grátis....

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 13:44

Boa tarde Tiago.

Estou com um caso igual ao seu e nao sei oq ue fazer. Pois na junta ninguem sabe falar nada a respeito.E abrir outra tambem nao dá porque aparece a msg que o nome e cpf da pessoa ja existe.Si tiver alguma novidade me avise. Obrigada

Solange

Miriam Librelon Santos Monteiro

Miriam Librelon Santos Monteiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 16:50

Olá pessoal!
Já dei entrada em 2 MEI espero ajudar vcs com as informações que com muito custo consegui.Eu estou indo por elas acho que procedem.
A Jucesp estava em faze de adaptação agora está funcionando.

É gerado no próprio site do MEI somente uma guia de recolhimento a DAS Vá em: formalize-se agora>Imprima seus documentos> Impresão do carnê de pagamento mensal.
O valor da DAS é R$52,15 para o comércio R$ 56,15 para prestadores de serviços ou R$57,15 para atividade mista, comércio mais prestação de serviços. Esses valores são dos respectivos impostos : R$51,15 INSS, R$1,00 ICMS e R$5,00 ISS.
(Não é necessário pagar mais nada)
O CNPJ NIRE NIT sai na hora do cadastro como provisório só vai ser permanente depois que passar pela Jucesp.
Quanto aos documentos rg e cpf não sei se é uma cópia simples ou autenticada, cada lugar me informa uma coisa pra evitar problemas estou mandando autenticada.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 11:00

Mais um detalhe que é o mais "engraçado" de todos: não há nenhum comprovante de registro na Junta Comercial.
Quando dei entrada, vi que a atendente colou a etiqueta do processo no requerimento, mas não há nenhum comprovante. Será que é tão oneroso para o Estado um simples carimbo ou chancela numa 2ª via que eu mesmo imprimo?

Se deu alguma exigência na Junta o certo seria nos comunicar para poder acertar/arrumar, como é feito numa processo de contituição de empresa normal.

Pois é... sem um nº de protocolo como acompanhar o processo p/ satisfazer eventuais exigências?

Outra coisa: Dei entrada em 02 MEIs e ao consultar no portal do empreendedor pelo CPF na opção "FORMALIZE-SE - Situação Cadastral" o resultado é que o "CPF informado não consta no processo de formalização".

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/redesim_app/formalize/resultado

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
erica aparecida vital dias

Erica Aparecida Vital Dias

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 12:33

Willian
A etiqueta é seu protocolo. No site do Jucemg (estou em MG) tem um link para você acompanhar o processo. É só digitar o numero da etiqueta.
Pelo portal do empreendedor realmente não consta.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 17:15

A etiqueta é seu protocolo. No site do Jucemg (estou em MG) tem um link para você acompanhar o processo. É só digitar o numero da etiqueta.
Pelo portal do empreendedor realmente não consta.


É o mínimo que se pode esperar.
Mas o governo paulista não protocola 2ª via de requerimento(que o "tonto aqui" pensou que serviria p/ alguma coisa), não emite comprovante e os atendentes são orientados a dizer: "acompanhe pelo portal do empreendedor".

Por isso, a maioria dos reclamantes neste tópico são paulistas.
Acho que "a locomotiva do país" cujo governo não economiza nas propagandas com o slogan "respeito por você" poderia reduzir remanejar algum recurso de publicidade para diminuir a burocracia, mesmo porque não tenho dúvida que a maioria de MEIs são oriundos do nosso estado.
Perdoem-me o "desabafo"!
Um abraço,


William.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Rubens

Rubens

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 17:35

William, falou tudo.

No processo que dei entrada na JUCESP não fiquei com protocolo algum. Nem etiqueta nem n°.

É muita falta de respeito mesmo.

Miriam Librelon Santos Monteiro

Miriam Librelon Santos Monteiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 20:35

Olá!
RETIFICANDO o que escrevi ontem a respeito do alvará, a informação que dei ontem tinha sido o Sebrae através do 0800-570-0800 que tinha me fornecido. ( Até apaguei pros amigos que ainda não havia lido nem ler ) Não procede!
Hoje fui no setor de alvará da minha cidade e me informaram que o MEI tem que tirar o alvará como qq outra empresa podendo até não ser fornecido. Tanto que eles me informaram que ambulante mesmo eles não estão fornecendo mais alvará por esse ano ou seja não adianta abrir o MEI de serviços ambulantes pois vão continuar ilegal perante a prefeitura.
Cada um tem que procurar informação a respeito do alvará na prefeitura da sua cidade.

Miriam Librelon Santos Monteiro

Miriam Librelon Santos Monteiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 20:53

Concordo com vcs a respeito das reclamações, acho que nem eles sabem o que nós devemos fazer! Cada lugar que vc pede informação falam uma coisa!
Não te dão se quer um papel protocolado para o acompanhamento do processo.
Tive um pedido de MEI indeferido pq não tinha assinatura!
A proprietária do MEI (completamente leiga) falei pra ela assinar mas ela achou que precisava assinar só o enquadramento, levou até a Junta e eles nem se quer conferiram e informaram que precisava assinar o requerimento do empresário tmb!
Não gera exigência simplismente arquiva!!!
Tive que começar do zero denovo por causa disso.
Pra mim.MEI está sendo somente dor de cabeça !

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 17:02


Peguei a primeira "bucha" do MEI.
Fiz a inscrição de um MEI como Pedreiro...
Ocorre que tive que acrescentar o "apelido" ao fazer a inscrição no Portal do Empreendedor pois o dito cujo tem vários homônimos.
Ao completar o cadastro sincronizado não consigo a liberação do NIT. Já verifiquei todas as inconsistências e cheguei a consultar no site da previdência a existência do PIS.
Pior que não há opção de cancelamento p/ que eu tente realizar uma nova inscrição...
Ufa!


Olá, pessoal!

A saga continua...
Nessa inscrição que dei entrada em 21/09, tenho tentando TODO DIA concluir o Cadastro Sincronizado para gerar o CNPJ. De uns 03(três) dias para cá, o sistema tem encontrado o nº do PIS e atribuído ao NIT, mas não finalizou a inscrição por problemas nos quais "a Receita Federal está trabalhando ativamente para resolver".
Como o prazo para completar o Cadastro Sincronizado venceu hoje, tentei pela manhã e me deparei com a mesma mensagem acima.
Ao tentar novamente agora à tarde... Tchan, tchan, tchan...


"O Ministério de Desenvolvimento de Industia e Comércio apresentou o seguinte resultado: Chave Expirada"


Como "para continuidade de preenchimento da Inscrição MEI, com finalização e transmissão de dados até 01/10/2009, sob pena de perda da reserva do nome empresarial na Junta Comercial do seu Estado" já era...
Vamos refazer tudo de novo!!!!
A saga continua...

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
erica aparecida vital dias

Erica Aparecida Vital Dias

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 10:13

Eu consegui concluir a inscrição.
Fiz todos os procedimentos informados no portal, entreguei na junta comercial, acompanhei o pedido pela site da junta.
Depois de aprovado, pedi uma Certidão de Inteiro Teor (é só com este pedido que temos certeza que foi inscrito na junta) e dei entrada na prefeitura com o pedido de alvará.
Demorou, mas deu certo.
Se precisarem de alguma ajuda, é só perguntar.

pedro henrique ferreira portella

Pedro Henrique Ferreira Portella

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 3 outubro 2009 | 20:16

o melhor de tudo que ja vou fazer 60 dias de espera tenho 2 meses sem pagar o imposto DAS e nem vou pagar enquanto não sair o registro na junta comercial acho isso uma pouca vergonha, voce não pode fazer nada com essa empresa porque se for abrir conta ou credito geralmente pedem os atos de constituição autenticasdos pela jucerja ai ficamos num impasse, sem informação ou qualquer tipo de posição

Pedro Portella
CIBELI CRISTINA DE OLIVEIRA

Cibeli Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 09:50

Bom dia,

por gentileza pessoal, eu fiz uma inscrição para MEI cujo registro já foi homologado na Junta Comercial, no entanto, para fazer abertura na Prefeitura, fui informada que é preciso apresentar um documento chamado Certificado de Registro do Microempreendedor, emitido pela Junta Comercial, porém, não foi gerado nenhum documento do tipo no site da receita federal ou do microempreendedor.

Será que alguém poderia me esclarecer a respeito, se existe mesmo esse certificado e se realmente ele é emitido via online ou é necessário ir até a Junta Comercial.

Obrigada

"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade" (Albert Eistein)
erica aparecida vital dias

Erica Aparecida Vital Dias

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 10:16

Cibeli
Você tem que pedir uma certidão de inteiro teor. É só pagar o Dae e levar na Junta. Sai de um dia para o outro. Na verdade esta certidão é a cópia do documento.
Eu não consegui tirar pelo site.

CIBELI CRISTINA DE OLIVEIRA

Cibeli Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 15:54

Olá pessoal,

Erica, na Junta Comercial me informaram que não é possível retirar nenhum tipo de documentação referente ao microempreendedor.

O que fui orientada a fazer é aguardar um prazo de 60 dias e sempre consultar o site do microempreendedor para ver se já está disponível o CCEI - Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, quem me disponibilizou esta informação foi a própria Junta Comercial e o Sebrae.

Uma ótima tarde a todos

"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade" (Albert Eistein)
Rosana Fuchter

Rosana Fuchter

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 18:02

Boa Tarde!

Eu consegui efetuar a inscrição do MEI. No mesmo dia que fiz o pedido consegui obter o NIT, o NIRE e o cartão do CNPJ, só que o CNPJ fica condicionado a entrega dos documentos na Junta Comercial.
Levei a documentação até a Junta, e em aproximadamente 15 dias consultei o CNPJ e o mesmo já não estava mais condicionado ao registro na Junta Comercial. No mesmo dia tirei a guia DAS que vence sempre no dia 20 de cada mês.
Em seguida consegui o alvará da Prefeitura.

Obs: Muitas inscrições do MEI estão sendo canceladas na Junta por falta de assinatura nos 3 campos do Requerimento de Empresário. Muitos estão assinando só nos dois campos, como era feito antes. Mas esse MEI requer também a data e a assinatura lá embaxo do Requerimento.

Só uma coisa que não estou aprovando: o requerimento de empresário registrado na Junta não voltou. Entrei em contato com o 0800 do SEBRAE e fui muito bem atendida, me disseram que o requerimento teria de voltar registrado para o contador. Mas, ao ligar pra Junta de Florianópolis me informaram que não retorna, fica arquivado.


Alguém tem mais alguma informação a respeito?

Página 2 de 16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.