x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 477

acessos 89.336

Inscrição MEI

Enio Ferreira

Enio Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 18:38

por favor,
gostaria de uma informação sobre o mei.
fiz um cadastro e sai o cnpj e esta tudo ok, mas quando fui registrar na prefeitura o endereço do cnpj não bate com o endereço do iptu que a prefeitura pede. gostaria de saber como alterar o endereço no cnpj pelo sistema mei.

grato.

enio

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 10 outubro 2009 | 11:42

Alguém conseguiu finalizar a fomalização do MEI? Estou há uns 5 dias tentando, mas diz que eles estão atualizando/problemas no sistema.


Eu estou tentando desde o dia 01/10!!!
Deve ser problema com a Jucesp.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 11:26

... gostaria de saber se posso e como fazer a opção pelo MEI, sem baixar a atual?


Não. De acordo com a Lei Complementar 128/08:

"Não poderá optar pela sistemática de recolhimento pelo MEI:


I - cuja atividade seja tributada pelos Anexos IV ou V da Lei Complementar 123/2006, salvo autorização relativa a exercício de atividade isolada na forma regulamentada pelo Comitê Gestor;

II - que possua mais de um estabelecimento;

III - que participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador; ou

IV - que contrate empregado, exceto em relação ao empresário individual que possua um único empregado que receba exclusivamente 1 (um) salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional."

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 11:38

Alguém conseguiu finalizar a fomalização do MEI? Estou há uns 5 dias tentando, mas diz que eles estão atualizando/problemas no sistema.


Eu estou tentando desde o dia 01/10!!!
Deve ser problema com a Jucesp.


Ufa!
Depois de muitas tentativas, finalmente consegui fazer a inscrição no MEI de um pedreiro.
Refletindo um pouco sobre o ocorrido, acredito que o problema pode ter sido a existência de muitos homônimos para "meu cliente".
Após enfrentar a desconfiança deste, finalmente posso entregar-lhe em mãos o Requerimento de Empresário e a Declaração de Micro-empresa para que ele possa assinar e dar entrada na Jucesp.
Esperemos que o processo venha de fato a se tornar tão descomplicado a ponto de cumprir a meta alardeada pelo governo de em 30 minutos qualquer cidadão completar sua formalização!

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
CLARICE DE FATIMA FRANÇA CIOTTI

Clarice de Fatima França Ciotti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 17:42

tenho duvidas sobre o MEI a 1º e a mesma do colga Jose Mario de Oliveira, trabalho como contadora com CTPS assinada, mas também presto serviços a outras empresas, posso fazer cadastro no MEI?
Outra duvida sobre as atividade, um vendedor externo de pneus, pode ser um microempreendedor, pesquisei no portal do empreendedor não conta na relação das atividade que não podem se increver, mas também não localizei na lista das aticidades que podem
agradeço

Simara Rodrigues Afonso

Simara Rodrigues Afonso

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 09:23

Até que enfim saiu o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.
Depois de 55 dias.

Mais ainda fica escrito em cima: o CPF 000.000.000-00 está em processo de formalização.

Mais agora é só ir no banco, ver se consigo abrir a conta juridica.

Almeida

Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 01:21

Saiu o meu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (a Junta recebeu a documentação em 10/08/09),mas na Receita consta REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL EM ANDAMENTO. A prefeitura de Niterói tem 180 dias para se pronunciar. Pergunto:
Posso começar a pagar o DAS ou não?

CIBELI CRISTINA DE OLIVEIRA

Cibeli Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 15:06

Boa tarde pessoal,

enfim consegui efetivar o cadastro MEI de um cliente, depois de um mês que dei entrada na Junta Comercial, consegui o Certificado do Microempreendedor, e aconselho a vocês terem muita paciência, porque o processo ainda está muito lento.

"No meio de toda dificuldade, sempre existe uma oportunidade" (Albert Eistein)
Bruno Auco Brochetti

Bruno Auco Brochetti

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 17:02

Olá Boa Tarde,
Conseguimos depois de muito custo o certificado do MEI de um salão de cabelereiros em são paulo... a JUCESP levou em torno de 30 dias ou mais para realizar o registro. Gostaria de saber se alguém conseguiu registrar junto a prefeitura... e como devo proceder... Obrigado.

Gianna Augusta Meireles Ribeiro

Gianna Augusta Meireles Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 17:52

Ola pessoal,

sobre o MEI fiz consegui fazer a incriçao e o CNPJ ja esta ativo, porem não saiu a incrição na prefeitura foi ate a junta comercial JUCESP onde foi informada que embora o portal do MEI não esta funcionando como devia, o meu CNPJ esta ativo, quanto a incrição na prefeitura fui orientada pelo SEBRAE e a JUCESP a pedir uma fotocopia do requerimento MEI que custa R$ 9,00 e levar ate a prefeitura e ver com os ficais municipais o que deve ser feito que que o site nao emite o certificado de Microempreendedor.

Att,


Gianna Augusta
Carlos Alberto

Carlos Alberto

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Refrigeração
há 14 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 22:04

Olá meus Caros.

Moro em diadema SP, já realizei todo o processo de formalização via portal, fuia junta comercial, recebi o certificado de mei. ....agora meu maior problema esta sendo o REGISTRO NA PREFEITURA, segunda prefeitura de diadema, preciso receber via e- mail,esse requerimento de empresario .
Agora quando vai chegar esse bendito Requerimento via e-mail, e mais devo pagar as DAS agora ou apos a formalização na prefeitura?

Nossa como esse MEI da trabalho pra formalizar de Simples não tem nada .abraço a todos e vamos continuar na luta.

Simara Rodrigues Afonso

Simara Rodrigues Afonso

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 08:36

Ola Carlos, receber o Requerimento via E-mail?

O Requerimento do Empresario não vai ser devolvido, Fica na Junta de São paulo o Original, o unico Documento que o Microempreendedor tem é o Certificado que sai pelo site do Portal do Empreendedor.

Pedi uma Certidão Simplificada na Junta, com os dados da Empresa pra tentar abrir a Conta Juridica no Banco.

O que você pode estar fazendo é indo na junta e pedir uma Fotocópia do Requerimento, mais é pago e não sei quanto tempo leva pra chegar.

A prefeitura da Sua cidade tem que se informar mais, aqui em São José dos campos não tive nenhuma dificuldade com a Prefeitura.

leve seu Certificado que sai pelo Site do Empreendedor, o CNPJ.

Leve tudo o que você tiver.

sobre o Pagameto do DAS, estou aguardando resposta do Sebrae e da Receita, e nada até agora.

Mais pelo que entendi lendo tudo sobre o MEI, o pagamento do DAS deve ser depois da Formalização do Site do empreendedor.

Deve ser depois que sai o Certificado do empreendedor.

Bom acho que é isso.

Carlos Alberto

Carlos Alberto

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Refrigeração
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 22:17

Olá Silmara!!

De uma olhada no que um escritório de contabilidade , pediu para min, para que seja possivel a inscrição na prefeitura. me diz se no seu caso ou de alguém do forum foi pedido isso:

Carlos Alberto, boa tarde!



Em visita à Prefeitura de Diadema, colhemos as informações necessárias para realizar o cadastro no órgão.



Deve ser apresentado o seguinte:



1) Declaração de cadastro mobiliário (É um requerimento de abertura de inscrição que preenchemos e você assina como responsável pelo CNPJ. Para concluirmos o preenchimento deste formulário, precisamos que você nos envie o n° do IPTU do local, sua residência).

2) 01 (uma) cópia autenticada do seu RG e CPF (pode ser também a cópia autenticada da CNH).

3) Registro de Firma Individual (É aquele documento que você entregou na Junta Comercial e não foi devolvido. Segundo a Prefeitura, esse documento chegará via e-mail para você).

4) 01 cópia simples da capa do IPTU do local do estabelecimento.

5) Livro modelo 57 (É um livro de registro de termos de ocorrências com notas fiscais. É comprado em papelarias).

6) Contrato de locação do Imóvel.



Obs.: o contrato de locação nós providenciaremos. Para tanto, solicitamos que você nos envie os dados do seu Pai, como:



· Nome completo;

· N° de RG e CPF;

· Endereço completo da residência.



William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 00:13

3) Registro de Firma Individual (É aquele documento que você entregou na Junta Comercial e não foi devolvido. Segundo a Prefeitura, esse documento chegará via e-mail para você).


Não creio que você receba este documento por e-mail.
O correto é a emissão do Certificado de Microempreendedor Individual diretamento no Portal do Empreendedor.
Você também precisará do CNPJ que terá uma observação até que haja o deferimento do registro pela Junta Comercial.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Letícia Lucinda

Letícia Lucinda

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 16:51

Gostaria de saber se alguém aqui está com um nome empresarial no Certificado da Condição de Microempreendedor e outro no cartão de CNPJ?
No Certificado da Condição de Microempreendedor não consta o CNPJ.
Não consigo emitir as guias para recolhimento.

Como fizeram para solucionar?

Grata,

Letícia Lucinda

nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 7 novembro 2009 | 12:21

bom dia!!!
eu li todas as postagens que vces escreveram e achei um absurdo todo o processo do MEI, que se diz simples e de simpels não tem nada, eu gostaria de saber o seguinte vou abrir uma microempresa de materiais de construções, ela inclui no MEI? ou a inscrevo normalmente na juceb sem esse proCedimento do MEI?,aqui em salvador ñ esta disponivel ainda e não sei se essa empresa se enquadra , se tiver uma reposta eu aguardo

desde ja obrigado

CLARICE DE FATIMA FRANÇA CIOTTI

Clarice de Fatima França Ciotti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 7 novembro 2009 | 14:31

No Portal do empreendedor existe uma lista de todas as atividades que podem optar pelo MEI, segundo me informaram no Sebrae todas as emresas que podem optar pelo simples naciona podem se inscrever noMEI, não sei no seu estado, mas no RS o Portal esta fechado, pois a secretaria da fazenda ainda não esta adequada para autorizar NF, e no meu municipio o pessoal da tributação não sabe nada . ta bem complicado né?

André Valejo

André Valejo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 15:09

Amigos, vocês estão conseguindo fazer o processo de formalização no portal do empreendedor?
Estou com umas 5 firmas aqui para abrir no MEI, e não consigo por causa desse aviso que tem no site sobre os "problemas tecnicos", teve uma que até consegui fazer o processo todo, mais quando chega no fim dá erro! Ai resolvi esperar!

Já chego a mesmo conclusão que o amigo Antonio Benedito Coutinho:

"Contribuinte = Micro Empreendedor
Governo = Mega Enganador"

Valejo Assessoria Contábil
Quatá/SP
Mario Eugênio

Mario Eugênio

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 09:50

Olá, Eu não encontrei problema algum durante a inscrição no portal do empreendedor, porém hoje quando fui conferir o andamento também fui surpreendido com a situação cadastral Nula (Anulação por não confirmação do ato na junta).


Fui ao site do empreendedor, e quando tentei localizar o andamento do MEI que cadastrei, o CPF não foi encontrado.

Alguém pode me ajudar?

Obs:

Lendo em outro Tópico Sobre a Assinatura no requerimento empresarial, No Requerimento que enviei a Junta estava assinalados apenas dois Campos "Assinatura da Firma" e "Assinatura do empresário."

Eu deveria ter preenchido mais algum campo?
Feito alguma Autentificação?

E somente 1 via mesmo que temos que envia munido do xérox simples do RG e CPF do empresário ?

Obrigado deste já, Espera que possam me ajudar.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 14:13

...porém hoje quando fui conferir o andamento também fui surpreendido com a situação cadastral Nula (Anulação por não confirmação do ato na junta).

Fui ao site do empreendedor, e quando tentei localizar o andamento do MEI que cadastrei, o CPF não foi encontrado.

Lendo em outro Tópico Sobre a Assinatura no requerimento empresarial, No Requerimento que enviei a Junta estava assinalados apenas dois Campos "Assinatura da Firma" e "Assinatura do empresário."

Eu deveria ter preenchido mais algum campo?
...


Quando a Junta Comercial não confirma, o processo é cancelado.
Devem constar 03(três) assinaturas no Requerimento de Empresário nos campos "Assinatura da firma pelo empresário", "Assinatura do empresário" (uma abaixo da anterior e outra abaixo da Declaração pelo Simples Nacional.
Na falta de uma destas, não há deferimento.
E somente 1 via mesmo que temos que envia munido do xérox simples do RG e CPF do empresário ?


Para evitar, problemas tenho orientado a xerox autenticadas, mas já vi casos em que o atendente aceitou xerox simples.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
RAFAÉLA MILANI BISOL

Rafaéla Milani Bisol

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 15:02

Boa tarde, tenho um cliente enquadrado no Simples Nacional, gostaria que ele se enquadrasse no MEI, pergunto:

"Essa empresa precisa ser baixada para abrir inscrição nova no MEI, ou posso apenas no mes de Janeiro de 2010, na hora de optar pelo simples nacional optar pelo MEI???"

Obrigada à quem puder responder!

Mario Eugênio

Mario Eugênio

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 17:40

Olá William Obrigado pela informação,
realmente, como disse anteriormente havia enviado
faltando um campo a ser preenchido.

Irei seguir suas orientações, no re-cadastramento deste MEI.
Mais uma vez Obrigado. !

André Valejo

André Valejo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 18:04

Pelo que andei lendo aqui no forum, parece que algumas pessoas, apesar do aviso sobre os problemas do portal do empreendedor, estao fazendo o preenchimento do "complete seus dados", será que da certo mesmo assim??
Estou com receio de fazer e depois anular a inscrição! E já vai fazer mais de um mês que está aquele aviso e nada de resolverem o problema!
Ai os clientes acham que é má vontade nossa do escritório!
Complicado hein?!?! hehe

Valejo Assessoria Contábil
Quatá/SP
Página 3 de 16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.