x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 477

acessos 89.340

Inscrição MEI

Miriam Librelon Santos Monteiro

Miriam Librelon Santos Monteiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 22:13

Olha Anderson eu estou com um baita problema em relação a isso. Fiz o MEI pela forma antiga, peguei a certidão simplificada para abrir a conta juridica mas o banco não aceitou, dei entrada no pedido da fotocopia do Requerimento do Empresario dia 28/01 ainda não foi liberada ta em aquivo até hj.(Falaram que ficava pronto dentro de 3 a 5 dias úteis)
E agora como os bancos vão fazer ? Vai ter o Requerimento do Empresario nesse novo processo?

AFONSO LUIZ G DOS SANTOS

Afonso Luiz G dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 14 anos Sábado | 13 fevereiro 2010 | 08:28

Bom dia pessoal,

A respeito do alvará definitivo, aqui em Curitiba para imprimir eu digito o numero do recibo o que começa com (ME), e depois digito o numero de identificação, la no site da PM, no mesmo local onde imprimi o alvará normal.


Agora minha duvida é o seguinte, Gostaria de saber se tem como fazer alteração do MEI, ? "dois cliente ja me ligaram e perguntaram".
ex: incluir mais ramos de atividade.....???

alguém pode me ajudar?????????

MANOEL GUEDES

Manoel Guedes

Bronze DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2010 | 18:03

Caros Colegas,

Alguém poderia me dá um help, fiz a inscrição no MEI, tudo certinho, com atividade de comercio varejista, a minha duvida é, onde solicitar a inscrição estadual e municipal? e como?

CLARICE DE FATIMA FRANÇA CIOTTI

Clarice de Fatima França Ciotti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2010 | 22:29

Boa noite Manoel... não sei como é no seu estado, mas aqui no RS
me informei no Sefas e eles não emitem Inscrição Estadual para MEI, segundo eles se precisar emitir NF para pessoa juridica tem que ser a avulsa.Já na prefeitura é so fazer um req. pedindo alvara( sai sem custo nenhum) e faz o pedido para impressão de NF serviços.
se alguem tiver + alguma coisa para acrescentar aqui doRS agradeço.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 09:03

Olá pessoal!

Alguém aí teve problemas na impressão do carnê de pagamento mensal do DAS para um microempreendedor individual?

Fiz a inscrição de um amigo meu ontem, como marceneiro, mas na hora de imprimir o carnê, apesar de digitar corretamente o CNPJ e os caracteres exigidos, sempre aparece a mensagem "Caracteres anti-robô inválidos. Tente novamente."...

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Jhonatan Willian Gomes Silva

Jhonatan Willian Gomes Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 11:34

Anderson Valadares..

Segundo informações da Junta Comercial aqui de Franca-SP, aquele certificado de condição de Microempreendedor Individual vale como se fosse um Requerimento de Empresário, até citaram o fato do Banco do Brasil ter entrado em contato com eles, e agora estão cientes que este documento vale para a abertura de contas.
Agora tem que ver se essa informação já procede em sua cidade.

Até mais.

Rosana Fuchter

Rosana Fuchter

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 15:03

Boa Tarde!

Fiz a abertura de um MEI ano passado, assim
que iniciaram as inscrições. Hoje o empreendedor
me pediu pra dar baixa na sua incrição. Alguém
já fez baixa de um MEI, ou saiba como proceder?

Aguardo respostas.


CLAUDIO RAMOS

Claudio Ramos

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 18:28

Quem puder tirar essas dúvidas estarei muito agradecido.
Fiz a inscrição no MEI, mais quando entro na página da junta comercial diz que estar em TREMITAÇÃO. Mais quando consulto o CNPJ no site da receita diz que a situação cadastral ATIVA.
Alguns meses atrás vinha escrito na "Situação especial" : REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL EM ANDAMENTO. Agora vem assim: *******. Aqui mudou mais na junta comercial continua assinalado TREMITAÇÃO. Na verdade o CNPJ estar liberado?
O CNPJ estando liberado como faço pra emitir NOTA FISCAL devo pegar alguma autorização em meu município? Para qual orgão devo me dirigir? Conto com a experiencia de vocês amigos, ficarei muito grato quem poder tirar essas dúvidas para mim.
Atenciosamente: Cláudio

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 08:55

Olá pessoal, bom dia.
Fiz um cadastro do MEI para um cliente, mas agora preciso incluir 2 atividades. Como faço uma alteração?

Claudio, No processo antigo, quando aparecia essa mensagem, era preciso esperar, até que a situação especial constasse como ativa, no processo simplificado após a inscrição já fica constando como ativa.
Talvez por causa da atualização que teve no site, a situação passou automaticamente para ativa, mas somente na Receita Federal.


Grato, até o momento.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 10:05

Pessoal, gostaria de saber qual a descrição da atividade que devo colocar para a atividade:
Serviços de Organização de Feiras, Congressos, Exposições e Festas.

Pessoal por favor me ajudem, preciso disso com um pouco de urgência.

Preciso saber tambem, como fazer uma alteração para incluir atividades no MEI.

obrigado.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 10:54


Gostaria de saber se os problemas descritos neste tópico ainda continuam acontecendo, se alguém tem alguma notícia boa a respeito do sistema MEI. ..

Obrigado,

Abraços..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Abinadab El Hariri

Abinadab El Hariri

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 18:42

Amigos,


Boa noite,



Vi aqui que várias pessoas estão com dúvidas em relação a ALTERAÇÕES (como atividades, endereço, ou outros) nos processos de MicroEmpreendedor Individual. Bom, aqui no Espirito Santo e acredito que isso vale para todos os estados a alteração dos processos de MEI é feita como a de uma empresa qualquer, é nescessário fazer o REQUERIMENTO DO EMPRESÁRIO e envia-lo à JUNTA COMERCIAL, é nescessário tambem pagar as taxas de alteração, como no processo de uma empresa normal e tambem o contabilista pode tambem cobrar pelo seu serviço nesse caso. Eu mesmo fiz um processo semana passada, foi o primeiro que fiz, ele retornou hoje para mim, só estou em dúvida se com o novo processo agora vai ser preciso fazer a alteração no CNPJ ou se vai ser automático, ainda não consegui consultar devido a problemas no site da receita que hoje não está emitindo comprovantes de inscrição no CNPJ.

Amanhã posto se consegui e mais alguma coisa que vou me informar a respeito.

T+

Abinadab El Hariri

Abinadab El Hariri

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 19:10

Bom, mais uma coisa,


O Anderson Valadares questionou a respeito de se, a atividades de Serviços de Organização de Feiras, Congressos, Exposições e Festas.
é permitida no SIMPLES NACIONAL pela pesquisa que fiz aqui ela é sim!
Acho que a resposta deve ser meio tarde para ele já que ele pediu com urgência, mais para evitar isso dou uma sugestão para quem mais precisar de saber se alguma atividade está enquadrada no SIMPLES:


Aqui mesmo no site Forum Contábeis tem uma pagina que faz a pesquisa se o CNAE é permitido no SIMPLES o link é https://www.contabeis.com.br/ssimples.aspx

Sugiro que, caso não saiba o CNAE da atividade, pesquise por ela no site: CNAEweb e depois consulte se o CNAE pode aderir ao simples no link acima.



Espero que tenha ajudado.

EDSON AMAURI CORTEZE

Edson Amauri Corteze

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 16:20

prezados


o sistema operacional que estava gerando o DAS para o MEI, está com algum erro.

Sugiro que tentem em um outra ferramenta de navegação como o FIREFOX.

No meu caso, no Internet Explorer não estava conseguindo emitir a guia, e no FIREFOX imprimi.

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 16:33

Boa tarde, colegas.
Depois de pesquisar muito sobre o MEI, hoje finalmente tentei abrir minha pequena empresa de contabilidade.
Pela manhã, preenchi todos os dados pelo portal do empreendedor e apareceu a seguinte tela:

Confirmação da Inscrição
Informamos que a partir da confirmação desse ato de inscrição, sua formalização como Empreendedor Individual será concluída e a próxima tela apresentará o Certificado da Condição de MEI, com o devido CNPJ e número de registro na Junta Comercial-NIRE. Confirma a formalização de sua inscrição como Microempreendedor Individual?

Confirmei os dados e fiquei aguardando por nada mais nada menos que 3 horas .... e nada.

Precisei cancelar.

Agora à tarde fiz novamente e aconteceu a mesma coisa....
Fiquei preocupada em saber: será que a primeira solicitação irá gerar um CNPJ?


Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 17:01

Rosanna, para ver se gerou algum CNPJ coloque seus dados nesse link , consulte o certificado que aparecerá o certificado, caso tenha dado certo o seu cadastro.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 17:05

Quero compartilhar com vcs que consegui finalizar 2 MEI's.
O 1° foi muito dificil, vários problemas de cadastro, falta de informação e tudo mais.
O 2° já foi mais fácil, porém também teve seus contratempos.

Enfim, os dois estão tudo Ok.

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 17:16

Boa tarde, Jenny.

Agradeço muito. Consultei e não foi gerado. Cancelei a segunda solicitação também... vou tentar depois.
Enquanto isso, o Sebrae de SP também me informou que o congestionamento no portal é muito grande (como se não bastassem os carros de São Paulo, o MEI também tem congestionamento... rsrsr)

Enfim, no Brasil é muito difícil andar na linha. A propaganda incentivando o MEI é muito legal mas deixo aqui meu protesto de que colocaram essa modalidade de empresa sem muita preparação.... Fico me perguntando quem é que está ganhando com tudo isso.
Encontrei muitos relatos de problemas aqui no fórum.

Parabéns, Jenny! Conseguiu finalizar! E muito obrigada por sua ajuda.

Bom final de semana à todos!

Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
Abinadab El Hariri

Abinadab El Hariri

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 17:46

Boa Tarde Pessoal,




Rosana, concordo com o seu protesto tambem acho que eles colocaram o portal no Ar sem muita preparação, a ideia até que é boa, mais o processo não está bem estruturado eu já fiz a incrição de 26 microempreendedores e uma alteração, e tive varios problemas, mais graças a DEUS consegui resolver TODOS, exceto um problema que surgiu agora, imagino que pra todos nós, que na hora de consolidar o pagamento do imposto para outra data o processo não conclui! esse problema já vem se arrastando a DUAS semanas, já tentei utilizar outros navegadores e até outros computadores pensando que o problema seria do meu PC mais não é, uma amigo meu que é TECNICO DE INFORMATICA E PROGRAMADOR disse que é um problema do server da receita, estou indignado com isso, por que quanto maior o atraso maior a multa, e os clientes não entendem que a responsabilidade nã é nossa. Me arrisco a dizer que quem está ganhando com isso é a PREVIDÊNCIA SOCIAL, depois posto por que explicando.

Boa sorte na sua empresa!


Boa tarde para todos.

sandro dos santos

Sandro dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 14 anos Sábado | 6 março 2010 | 20:46

Boa noite, veja bem. o governo cria um facilidade para abrirmos a MEI, mas cria uma enorme dificuldade, me responda quando vc ultrapassar os 36.000 anual, onde vc consegui mudar pra optante do simples, porque nem o sebrae e receita federal , sabem como fazer isso, q legal eu ultrapssei o limete de 36,000 e corro o enorme risco de fechar a minha pequena empresa, obrigado governo federal pela enorme INcopetencia. oq faço mudo pro exterior????? olha q da vontade .

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 10:36

Bom dia Sandro dos Santos!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Em relação à sua dúvida, veja que a legislação que trata do MEI é a Resolução CGSN nº 58, de 27 de abril de 2009.
O Artigo 1° desta base legal estabelece que "O Microempreendedor Individual (MEI) poderá optar pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI), independentemente da receita bruta por ele auferida no mês" e, os incisos I e II, § 1º, Artigo 1° desta mesma base legal estabelece que, dentre outras, "Considera-se MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que (...) tenha auferido receita bruta acumulada no ano-calendário anterior de até R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais) e que seja optante pelo Simples Nacional".
Ou seja, o Empresário poderá optar pelo recolhimento dos impostos mensais através do SIMEI e, para ser MEI, além de estar limitado ao faturamento anual de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), como você mesmo já informou, deve ser optante pelo Simples Nacional.


O Artigo 3° desta resolução trata (e nos explica) sobre o desenquadramento do SIMEI, que poderá ser "realizado de ofício ou mediante comunicação do MEI" e "§ 1º O desenquadramento do SIMEI não implica necessariamente exclusão do Simples Nacional".

"O desenquadramento mediante comunicação do contribuinte dar-se-á" (§ 2º ) "obrigatoriamente, quando exceder, no ano-calendário, o limite de receita bruta previsto no inciso I do § 1º do art. 1º, devendo a comunicação ser efetuada até o último dia útil do mês subsequente àquele em que ocorrido o excesso, produzindo efeitos" (III) "a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subsequente ao da ocorrência do excesso, na hipótese de não ter ultrapassado o referido limite em mais de 20% (vinte por cento)" (a) ou "retroativamente a 1º de janeiro do ano-calendário da ocorrência do excesso, na hipótese de ter ultrapassado o referido limite em mais de 20% (vinte por cento)".
"O contribuinte desenquadrado do SIMEI passará a recolher os tributos devidos pela regra geral do Simples Nacional a partir da data de início dos efeitos do desenquadramento, observado o disposto nos §§ 5º e 6º" (§ 4º).

Veja que a legislação é bem clara e esclarecedora mas, caso persistirem as dúvidas, volte a postar.


Agora, aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum para que possa utilizar o Fórum Contábeis de maneira correta.
Fazendo assim verá que não é permitido postar a mesma dúvida em duplicidade (você fez desta forma e tivemos que excluir a mensagem excedente).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 14:38

Boa tarde Clarice de Fatima França Ciotti!

Aqui no RS a Sefas não libera autorização para emissão de nf e nem IE, quem vai comprar po eestado, com atividadr comércio varegista de artigo para vestuario, vai consguir compar em sem tem IE? (grifo meu)


Confesso a você que não entendi este seu questionamento.
Por favor, repita-o com mais clareza e mais informações para que possamos ajudá-la.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
sandro dos santos

Sandro dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 18:45

olá boa noite, vou ser claro, tenho uma empresa enquadadra na MEI e ja ultrapassei o limite estabelecido de 36.000. oq faço agora ????? na receita federal e no sebrae ambos não sabem , e agora ???? mais uma vez obrigado

CLARICE DE FATIMA FRANÇA CIOTTI

Clarice de Fatima França Ciotti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 21:09

E o seguinte nos estdo, para o microempreemdedor individual não é emitido Insc. Est., minha dúvida é a seguinte se estas empresas võ conseguir comprar sem Inscrição estadual. segundo inforrmação do Sefas, se tiver que emititi NF pa PJ tem qu enitir NF avulsa.mas a minha maior duvida é qdo a compra. tenho um cliente e tenho medo de cadastrar e deposis ele não conseguir comprar.

AH outra coisa alguemta conseguindo emitir a das?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 08:20

Bom dia Sandro dos Santos!


Sua dúvida já foi respondida por mim em minha mensagem "Postada Domingo, 7 de março de 2010 às 10:36:21".

Faça uma atensiosa leitura na mensagem e, caso ainda tenha dúvidas, volte a postar.


Sua dúvida foi postada de maneira clara sim. A observação que eu havia postada não era para você, mas sim para nossa amiga Clarice de Fatima França Ciotti.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Página 7 de 16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.