x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 20

acessos 24.093

Nova Inscrição Estadual no estado de SP

Fabiana Vaz Carvalho de Freitas

Fabiana Vaz Carvalho de Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 11:40

Tivemos a inscrição estadual cassada por inatividade presumida porque a empresa estava sem movimento e não foram entregues as Gias.
Agora com a intenção de reativar a empresa, fizemos a solicitação da baixa da I.E e pedido da nova I.E (evento 601) junto ao pedido de alteração de endereço.
A DBE foi deferida e tenho que dar entrada agora na junta, a minha duvida é a seguinte:
Ao consultar a situação cadastral no posto fiscal eletrônico, ainda consta a I.E que foi cassada e para fazer o preenchimento no via rápida para dar continuidade nas alterações o sistema me pede a I.E.
Devo aguardar processar a alteração das inscrições até habilitar uma nova?
Devo ir no posto fiscal retirar algum documento com a nova inscrição?
Ou faço o preenchimento no via rapida com a inscrição antiga ou não menciono nada sobre a inscrição?
Portanto, desde já agradeço a ajuda.
abraços,

July anne ferraz de almeida

July Anne Ferraz de Almeida

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 08:37

Bom dia!

Em relação a inscrição estadual, eu fiz o pedido de uma empresa que estava com a inscrição estadual cassada por inatividade. No pedido de DBE foi gerada a nova inscrição, mas quando entro para ver um impeditivo da opção pelo simples, ainda encontra a inscrição antiga vinculada ao CNPJ.

Eu tenho que fazer algum procedimento para vincular essa inscrição ao CNPJ?

Obrigada

GABRIEL DUARTE DE BARROS

Gabriel Duarte de Barros

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 16:11

Ola estou com o mesmo problema, um cliente deu indeferido o pedido ao SN2018 por causa da IE da Filial se encontrar cassada.

No coleta web nao tem mais a opção 601 e sim a 603- reativação da Inscrição no Estado.

Minha duvida fica sendo, é isso mesmo, basta usar o 603, ele reativa?

E quanto ao SN será que existe uma especie de segunda chamada para ingressar no Simples?

Descomplicando a Contabilidade
https://www.mcontabeis.com
Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 10:55

Bom dia!

Estou com uma empresa que também está com a situação cassada por inatividade presumida, não é possível reativar a inscrição em vez de baixar o mesmo e criar uma nova?

Eu vi em vários tópicos que muitas pessoas no estado de SP preferem baixar a I. E. em vez de reativá-la... a SEFAZ/SP não permiti reativar para continuar com o mesmo em numero?

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 14:09

Cristian Alen

Aqui em SP a SEFAZ até aceita a reativação, entretanto há uma série de documentos e requisitos para que ela seja reativada.
Alguns exemplos são a comprovação, por documentos fiscais, de que a empresa esteve em atividade durante a inaptidão; a entrega de todas as obrigações acessórias pendentes; a apresentação de vários documentos à SEFAZ, etc.
E mesmo assim não é certeza de que a IE será reativada.
Por isso que, no fim das contas, é mais prático pedir uma nova IE.

Para complementar, sugiro que leia as informações da página abaixo, disponibilizada pela SEFAZ/SP, a respeito da reativação de IE.

portal.fazenda.sp.gov.br

Att.

Marcos Braga
Idneia Souza

Idneia Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 14:51

Marcos Braga no DBE não encontro mais o Evento 601 para solicitação de Inscrição no Estado só encontrei o evento 603 que seria de Reativação da Inscrição. Sabe me dizer se esta opção do evento 601 foi extinta?

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 15:16

Idneia Souza

Pelo que pude verificar, agora o sistema só libera o evento 601 após você marcar o evento 101.
Então, entre no sistema do REDESIM com a opção INSCRIÇÕES TRIBUTÁRIAS e, quando for marcar o evento, marque primeiro o 101.
Depois disso o evento 601 poderá ser selecionado na caixa que se abrirá embaixo do evento 101.

Att.

Marcos Braga
Davis Aparecido Alves

Davis Aparecido Alves

Bronze DIVISÃO 3, Jornalista
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 16:45

Tive o mesmo problema de inatividade e minha inscrição foi cassada ! Porem estive no Posto Fiscal de minha cidade, eles não habilitaram uma nova senha para acessar a web. Me disseram que teria que obter o certificado digital. Cheguei no escritório acessei o site da CERTSING e SERASA para fazer a compra do certificado, porem não consigo porque no final da conclusão de pagamento diz que não podera ser faturado por causa da restrição na I.E. Liguei para os atendente, solicitando então que fosse feito o faturamento no nome do socios, eles disseram que não poderia ser feito. Teria que resolver a pendencia da I.E no posto fiscal da Fazenda antes de adquirir o certiticado. E agora ? O posto me diz que nao da pra fazer sem o certificado ! E a certificadora disse que e problema do posto fiscal. O que eu faco?

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 17:07

Davis Aparecido Alves

Provavelmente você tentou comprar um e-CNPJ, mas com um e-CPF você também consegue transmitir o DBE, desde que o certificado seja do responsável pela empresa perante o CNPJ.
Com a compra de um e-CPF a Certisign vai emitir a Nota Fiscal em nome da pessoa física.

Att.

Marcos Braga
Davis Aparecido Alves

Davis Aparecido Alves

Bronze DIVISÃO 3, Jornalista
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 17:36

Ou seja eu consigo entao transmitir o DBE mesmo pelo eCPF? Mesmo assim estava verirficando que o evento 601 nao existe mesmo. Como proceder ? Outra coisa eu consigo acessar
Posto Fiscal Eletrônico - PFE pelo eCPF ?

Grato

Davis

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 08:10

Davis Aparecido Alves

eu consigo entao transmitir o DBE mesmo pelo eCPF?

Se o Certificado for do responsável perante o CNPJ, sim.

Mesmo assim estava verirficando que o evento 601 nao existe mesmo. Como proceder ?

Agora, para marcar o evento 601 você entrar no sistema com a opção INSCRIÇÕES TRIBUTÁRIAS e, na primeira caixa de seleção dos eventos, marque o evento 101.
Depois disso o evento 601 poderá ser selecionado na caixa que se abrirá embaixo do evento 101.

Outra coisa eu consigo acessar Posto Fiscal Eletrônico - PFE pelo eCPF ?

Para acessar o o PFE não é preciso Certificado. O sistema só permite acesso através da digitação de usuário e senha.
Já para acessar o CADESP, sim, você conseguirá acessar pelo e-CPF do responsável.

Att.

Marcos Braga
Davis Aparecido Alves

Davis Aparecido Alves

Bronze DIVISÃO 3, Jornalista
há 6 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 09:59

Sim ! Estive no posto fiscal da minha cidade, e eles nao quiseram resetar a senha. Falaram para providenciar o certificado digital ! Pesquisei e vi que ha possibilidade desde que pague uma taxa de 54 ' DARE para resetar a senha. Imprimi o dare e estou pensando em pagar... Gostaria de uma sugestao ! O que e melhor providenciar o certificado digital eCPF e dar continuidade no DBE, ou em posse da senha ir ate o Posto fiscal e dar continuidade_ . O que seria melhor no caso de I.E CASSADA, dar baixa ou ativa'la novamente ?

Jorge Gomes Nogueira Junior

Jorge Gomes Nogueira Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 17:41

Boa tarde,
Estou com um caso parecido!
No REDESIM (Inscrições Tributárias) marquei a opção 101 e posteriormente a 601, porém ao preencher o cnae (lanchonete) aparece a informação de que não há necessidade de marcar a opção 601 e fica somente a opção 101. A opção 601 é desmarcada e desaparece.
Há necessidade de baixar a IE cassada primeiramente?
Obrigado

Renata de Almeida

Renata de Almeida

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 17:38

Pessoal boa tarde, 
Estou precisando de ajuda com a seguinte situação:  A inscrição estadual foi cassada por inatividade presumida porque a empresa estava sem movimento, agora a  situação da empresa já esta ativa na receita federal, fiz a solicitação no Redesim e  foi Indeferida conforme mensagem abaixo:
SEFAZ-SP:  Motivo do indeferimento:   ESTABELECIMENTO EM ENDEREÇO RESIDENCIAL
SEFAZ-SP: Motivo do indeferimento:   IMPOSSIBILIDADE DE FISCALIZAÇÃO NOS TERMOS DO
SEFAZ-SP:Motivo do indeferimento:   ART. 5º, INC. XI DA CF


A empresa foi aberta em 2010 e anteriormente tinha a inscrição estadual e preciso de ajuda como proceder neste caso. 
Desde já agradeço a ajuda.
Abraços,
Renata de Almeida. 

VANIA RODRIGUES DOS SANTOS

Vania Rodrigues dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 26 novembro 2019 | 17:37

Boa Tarde  alguém poderia me informar tenho duas empresas já abertas elas são prestação de serviços com material e quando abrimos as empresas não dei entrada na inscrição estadual  como faço agora para tirar a inscrição estadual?

Grata
VANIA

Bom dia Estou com uma duvida preciso cancelar uma empresa Matriz e quero saber se eu cancelando a matriz já cancela automaticamente a filial também e como faço ou se posso cancelar separada .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.