Patricia Mara da Silva
Prata DIVISÃO 3, Contador(a) Pessoal, sei que essa questão já foi muito debatida aqui, mas todos os posts que encontrei, os que estavam passo a passo não eram da JUCESP, mas da JUCEMG, por exemplo, e vi que é diferente o passo a passo.
Tive a ajuda do colega Decio Pereira Bebiano para o desenquadramento, foi protocolado na Junta e deferido, mas agora estou enrolada com a parte da VRE.
Li bastante e entendi que são dois processos distintos, inclusive com o pagamento de 2 taxas, uma de empresário e outra como sociedade.
Mas não estou conseguindo encontrar as alterações no VRE.
Vou no VRE, seleciono Registro de Atos, eu vou na aba alteração de matriz e seleciono a natureza jurídica de empresário, coloco o NIRE da empresa (NIRE da constituição do MEI) . seleciono o ato transformação de tipo jurídico, abre os seguintes campos:
DE: EIRELI OU SOCIEDADE LTDA
Não aparece empresário, sendo que selecionei empresário no começo. Tentei selecionar no começo Sociedade Ltda, mas ai quando digito o NIRE aparece que não é de sociedade.
Ai fui para constituição, selecionei sociedade Ltda, cliquei em transformação de natureza jurídica, perguntou se tinha NIRE anterior, coloquei não, pois nas pesquisas que fiz, entendi que esse registro que pede é se ja teve de sociedade, e não o NIRE do MEI, preenchi os dados da empresa, no nome empresarial já coloquei o nome novo da sociedade, na data de inicio da atividade coloquei a data de abertura do MEI, preenchi os dados do capital. novo também e os dados do sócio que ja era do MEI e inclui mais 2 sócios, gravei , preenchi os dados da viabilidade que pediu e agora está aguardando consulta viabilidade.
Depois que ela for deferida ira aparecer o requerimento de empresário que vi o pessoal explicando: Ato 002 e 046 transformação?
Outra dúvida: se eu gerar algum ato, com a DARE e a DARF, e o mesmo estiver errado, é só não pagar as mesmas até a data de vencimento, ou ficara constando alguma pendência? Como cancelar um ato errado que eu gravar?
Obrigada, espero que possam me ajudar.
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]