x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 685

CNPJ do responsavel por empresário Individual é Diferente do

Wilson Humberto Silveira

Wilson Humberto Silveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 11:24

Prezados Bom Dia,

Verifiquei junto a receita federal que o responsável por um empresário individual é na verdade o marido falecido da empresaria e não a mesma.
Fui orientado na RFB que deveria apresentar um oficio para regularização do mesmo, alguém possui um modelo ? E na junta comercial será que deverei apresentar algum processo de alteração ?

Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 11:56

Wilson Humberto Silveira , bom dia.

Você precisa apresentar o inventário finalizado, formal de partilha ou documento compatível do juíz dando poderes ao inventariante para fazer as alterações. E sim, se empresário individual deverá alterar, depois da partilha entre os herdeiros, se continuarão com a empresa (podendo transformá-la em Ltda) ou se farão a baixa.

Wilson Humberto Silveira

Wilson Humberto Silveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 12:27

Boa tarde Cristina,

Na verdade o empresário individual esta vivo, quem faleceu foi o responsável que consta na RFB, no caso o esposo da empresaria.
Achava que só o próprio empresario poderia ser o responsável pelo CNPJ. Por isso estou meio confuso.

Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 13:07

Wilson Humberto Silveira então neste caso é bem estranho!

Até onde tenho conhecimento, assim como você mencionou, apenas o próprio empresário pode ser responsável legal pela empresa individual.
Talvez o falecido marido não tinha uma procuração para representá-la?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.