x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 14.416

Como fechar empresa desenquadrada do MEI ?

Matheus Melo

Matheus Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 19:12

Olá,

Fiz a declaração de 2016 no início do ano com 61000 o que desenquadra do MEI automaticamente com menos de 20%, gostaria de saber como proceder para encerrar este CNPJ que foi desenquadrado e se tem alguma multa, onde me dirigir, qual é o procedimento pois não encontro informações detalhadas em nenhum site relacionado ao MEI.
Sei que foi enquadrado no Simples Nacional e não tenho ideia de como proceder no momento e se tá virando uma bola de neve pois este ano tive muito pouco faturamento e pretendo encerrar a empresa.
Como proceder neste caso?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 26 agosto 2017 | 17:21

Procure um contador, pois agora a coisa complicou um pouco, e somente um profissional e capaz de tomar as medidas corretas, para evitar futuros aborrecimentos. Quem abriu o Mei para você ou foi você mesmo, pois teria que lhe orientar quanto as hipóteses de desenquadramento, evitaria toda essa trabalheira e gastos, provavelmente ou foi você mesmo , ou um leigo, talvez de boa fe. Mas soluçao tem. procure resolver logo, quanto mais tempo passar, podera lhe trazer mais problemas
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Matheus Melo

Matheus Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 6 anos Sábado | 26 agosto 2017 | 18:17

Olá Manoel grato por sua resposta.
Fui eu mesmo quem abriu o MEI e fiz a declaração e aconteceu isso, procurei 3 contadores cada um me dá um orçamento e fala uma coisa diferente, se eu puder fechar a empresa eu mesmo prefiro, prq até os contadores estão com dificuldades de entender bem como proceder prq não gostam muito de trabalhar com MEI.
Se puder me ajudar com informações acho q consigo resolver isso por mim mesmo! De qualquer forma vou procurar um consultor do Sebrae na segunda-feira pra saber maiores detalhes!
Grato por seu retorno!

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 27 agosto 2017 | 01:37

Bom dia Matheus!

Se desenquadrou do MEI já esta no Simples.

Se esta no Simples ela esta obrigada a entrega mensal do PGDAS, mesmo que seja sem movimento, a falta de entrega pode gerar multa de R$ 50,00 por declaração.

Sua empresa possui Inscrição Estadual?

Você tinha empregados registrados?


Pra fechar o que precisa?

Dar baixa na Junta Comercial e concomitante no CNPJ;
Entregar todos os PGDAS;
Fazer a DEFIS (obrigação do Simples) de extinção;
Baixar a Inscrição no Estado caso possua;
Baixar a Inscrição no município.
(resolver as pendências das ocorrências acima, caso haja alguma)

Resumidamente são esses os passos.

Dá pra fazer sozinho?
A resposta é SIM, mas é trabalhoso e qualquer problema você vai arcar com a informação errada.

A quem procurar?
Um Contador.
Pois o Sebrae não terá capacidade pra ajudar plenamente e é certo que eles vão te empurrar pra um contador.


Fico a Disposição
Presto serviços para Sergipe, Bahia e Santa Catarina e qualquer Estado do Brasil.

Diogo

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 27 agosto 2017 | 08:46

Prezado colegas Matheus e Diogo
Bom domingo a todos, o que o Diogo falou assino embaixo, sem pestanejar, e isso mesmo, o que ele explicou, com uma unica observação, as multas do PGDAS, e de 50,00 por mês , mas tem um abatimento de 50%, se paga num determinado prazo, que vem impresso na própria guia da multa, quando fizerem o PGDAS, a multa já sai automaticamente. , ou seja 25,00 por cada mes. Por isso a recomendação de Baixar logo, como foi explicado, fazer sozinho você pode, mas vai sair mais caro, devido ao tempo que você vai levar, e a burocracia, que para um leigo e complexa. Pede para o contador parcelar, pois isso demora um pouco, certamente ele concordara. Pois quanto mais cedo mais barato fica. Procure o SEBRAE, eles darão algumas dicas, mas infelizmente, nao possuem pessoal suficientemente, para dar uma orientação, conclusiva. Para abrir e uma facilidade total, o mesmo deveriam fazer para baixar, a legislação do MEI ainda e Capenga, pois quando fosse desenquadrado, deveriam , era dar Baixa Automática, e nao passar a firma para outra classe ( SIMPLES). eles fazem as leis como se todo mundo entendessem o que se propõem, mas infelizmente como no seu caso, existem milhares pelo Brasil, sofrendo as consequências, por isso quando , preciso de serviços de informatica procuro um profissional da área, como você Matheus. E assim tem que ser, todos precisam se especializar, para exercer uma profissão, e todos nos gastamos para isso. Mas entendo sua situação, a falta de dinheiro, e as vezes ate de serviço, Leva-nos a tentar economizar, pois o que temos quando temos e sempre pouco. Uma vez tentei consertar um computador sozinho, sabe o que aconteceu, perdi tudo, achei que era fácil, e estavam me cobrando caro, o pessoal da informatica.
Boa sorte, e entenda tudo o que lhe passamos, foi no sentido de ajudar, reconheço suas dificuldades, espero que consiga resolve-las.
Sds. Ribeiro

Um homem sozinho, nao e um homem, e um animal, mas juntos formam sociedades humanas.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 09:07

Digo, disponha, sempre, fico feliz que você tenha entendido, nossas colocações, só foi visando seu bem. Ganhar dinheiro, todos precisamos, e economizar também, mas ha casos em que e mais barato procurar,um Expert, mesmo. Mas sua tentativa e valida, como as varias que já fiz quando jovem
Sds. Ribeiro
Sozinhos somos fracos mas unidos somos fortes.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.