x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 48.251

Abertura de Filial - Associação sem Fins Lucrativos.

fernando rocha

Fernando Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 11:13

Bom dia a todos !

Gostaria de saber como é o procedimento para a abertura e registro de uma regional de uma Associação sem Fins Lucrativos, pois acabei pegando uma Associação para a minha contabilidade e eles estão abrindo algumas regionais, não sei se o precedimento é o mesmo de empresa privada, quais os passos que devo fazer para isso acontecer.
Desde já agradeço !
Weslem

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 11:59

Fernando,

O procedimento é o mesmo.

Deve-se elaborar a Ata de fundação das filiais, e registrá-la em cartório, juntamente com o DBE do evento..
At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
fernando rocha

Fernando Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 10:51

Bom dia Daniel !

Então devo realizar uma assembléia extraordinária para elaborar Ata de criação das filiais e essa Ata deverá ser registrada no Cartório onde a Matriz está registrada ? seria isso ? pergunto isso porque eles vão abrir em outro estado, e depois de sair o CNPJ teria que fazer uma inscrição municipal normalmente ? tudo como uma empresa privada faz ?
At.te,

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 11:04

Fernando,

Exatamente,

O único adendo, nesse caso específico, é que, após o registro da ata de criação das filiais na UF da matriz, também deverá ser registrada a ata na UF das filiais.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
fernando rocha

Fernando Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 11:44

Daniel,

Deixa ver se entendi, kkk !
As filiais são criadas pela Matriz e assim gerando os CNPJ delas, correto ?
Depois disto feito, os mesmos diretores que fizeram a assembléia para a criação das filiais deverão elaborar as Atas de constituição das filiais para serem registradas em seus Cartórios respectivos e Prefeituras ? Isso já poderá ser elaborado na mesma Assembléia, seria isso ?

At.te,

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 13:05

Fernando,

O processo será:

a) registro da ata de criação da filial, junto com o DBE do evento no cartório RCPJ da matriz.

b) Deferido o passo A, deverá ser registrada a mesma ata no cartório RCPJ da UF da filial.

Deve-se antes averiguar junto aos cartórios se estes têm algum documento/requerimento/procedimento específico que precise ser adotado.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
fernando rocha

Fernando Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 11:20

Bom dia Daniel !

Desculpa estar te enchendo de perguntas, como nessa parte sou leigo, é para não errar que questiono.

Agradeço muito suas explicações ! pois hoje em dia as pessoas não se dispõe a ajudar e isso é uma virtude.

Deixa só fazer mais uma pergunta, como são duas filiais ao mesmo tempo, isso pode ser elaborado em apenas uma Ata, ou teria que ser uma Ata para

cada filial ?

At.te,

Aline Fiorine

Aline Fiorine

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 14:56

Boa tarde, Daniel

Pegando uma carona na pergunta do Fernando, você falou que o processo será:

a) " registro da ata de criação da filial, junto com o DBE do evento no cartório RCPJ da matriz."

b) Deferido o passo A, deverá ser registrada a mesma ata no cartório RCPJ da UF da filial.

A minha dúvida é no passo B, quando dou entrada na Ata para registrar no cartório da UF da filial, terei que fazer um outro DBE para cada Filial?

Agradeço se puder me ajudar.

Att
Aline Fiorine

fernando rocha

Fernando Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sábado | 4 agosto 2018 | 19:58

Olá Daniel, tudo bem ? sou eu novamente.
Só agora resolveram abrir a filial, preciso sanar mais uma dúvidas...
Na Ata de criação da filial, deverá ser constituído Presidente, Diretores e conselhos, do mesmo jeito de qdo. se constitui a Matriz ? pergunto isso porque o Presidente elaborou uma Ata de abertura de filial idêntica a da Matriz, como se estivesse constituindo uma nova Associação, aí fiquei na dúvida, caso possua um modelo de Ata de Constituição de filial e puder me ceder... agradeço.
Muito obrigado pela atenção !
Abç.

Luiz Otávio Barbosa da Silva

Luiz Otávio Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Domingo | 5 agosto 2018 | 09:25

Bom dia Fernando Rocha.
Estou no processo de abertura de filial de uma cliente minha (3º setor) também, e posso lhe ajudar acerca da sua dúvida.
Sobre o modelo de Ata de Constituição de quaisquer documentos exigidos pelo Cartório, você pode solicitá-los ao próprio cartório.

Aqui em Recife eu os obtive ao tirar essa dúvida no próprio cartório.

Espero ter contribuído de alguma forma!

Cordialmente,

fernando rocha

Fernando Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 12:09

Bom dia Luiz, agradeço sua atenção...
Pois é, estou para faze isso, mas não sei se todos os Cartórios trabalham do mesmo jeito, estou em SP e a filial vai ser em AL.
A minha dúvida maior é na elaboração da Ata de criação dessa filial, se existe um modelo básico para ser seguido, se nesta Ata devo colocar uma nova diretoria, novo conselho, quem deve assina-la, etc. Como é a primeira vez que estou fazendo isso estou bem perdido, vc teria um modelo dessa Ata ?
Obrigado !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.