x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 14.698

Transformação de MEI para ME passo a passo

iracema

Iracema

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 18:58

Boa noite,

Fiz o desenquadramento de MEI para ME no site do SIMEI, por comunicação obrigatória por mudança de natureza jurídica. A mudança foi este mês e ainda nem regularizei junto a Junta comercial. Porém, quero realizar o cancelamento do pedido de desenquadramento e continuar como MEI. É possível?

Obrigada!

Romulo Felix

Romulo Felix

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 22:34

Boa noite,

Fiz o desenquadramento de MEI para ME no site do SIMEI, por comunicação obrigatória por ultrapassar o limite de faturamento. A mudança ocorreu no mes de março e ainda nem regularizei junto a Junta comercial. Porém, quero realizar o encerramento da empresa. Como devo proceder uma vez que não tenho mais acesso ao simei para realizar o cancelamento de maneira simplificada.

Obrigado!

Maria das Graças

Maria das Graças

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 08:44

Bom dia!

Agora terá que analisar em qual regime a empresa se encontra. Se for ME/EPP o processo é simples, só preencher os formulários de encerramento na Junta e na Receita Federal. Mas como o MEI já inicia com Inscrição Estadual, consulte antes, se precisar da senha (veja se é necessário), terá que solicitar.

Caso a dúvida continue, volte a postar.

Boa sorte.

Alvaro Miguel Martins

Alvaro Miguel Martins

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2018 | 15:13

Boa tarde, parabenizo por contribuir com todos o seu conhecimento, e aproveito para tirar uma duvida, eu comecei como MEI em 2010 porem em 2017 eu na correria me perdir e ultrpassei 63.000,00 , no ana seguinte fui declarar e ja obrigado pelo proprio sistema a migrar para ME, ai começou meu calvário pois o alto custo com escritorio, impostos, etc se tornou inviavel, e para piorar eu fiquei muito doente. A minha dúvida é como faço para migrar de volta para o MEI, tendo em vista que em 2018 aumentou para 81.000,00, como devo proceder?

Leandro Abreu Rosa

Leandro Abreu Rosa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2018 | 15:25

Alvaro Miguel Martins boa tarde !!

Sua empresa hoje está como Optante pelo simples é isso ?

Se for o caso se precisa ver se sua empresa está com débitos se tiver débitos se não consegue fazer essa transformação de ME para MEI.

Precisa ver os CNAES dela se enquadra como MEI, se não se enquadra como MEI se tem que fazer um alteração contratual para mudar o CNAE para optar pro MEI de novo.

Se for o caso.

Precisando ...

E-mail: [email protected]
0Oculto (Watts)
0Oculto ((Fixo)

E - mail: [email protected]
(011) 95218-6622 (TIM e Whatsapp)
(011) 4566-0872 (Fixo)
Mariano

Mariano

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 21:18

Boa noite a todos!

A um bom tempo venho acompanhando o fórum, o que tem me ajudado muito.

Pessoal, estou começando minha carreira como contador, porém tenho algumas dúvidas nesse começo.

Meu primeiro cliente é um MEI que ultrapassou o limite de 20% do faturamento. Se possível, gostaria da ajuda dos colegas com a questão do desenquadramento e a parte societária, como por exemplo, custos, documentos e etc. (tudo no município de São Paulo0

Como ele é MEI não tem sócio, a partir de 2019 ja vai mudar para ME. Neste caso terá que ter sócio ou pode continuar sem sócio?
Por enquanto não abri um CNPJ, pois estou começando agora e tenho clientes pequenos. Porém estão aparecendo outras oportunidades para ser contador de empresas do Simples.
Neste caso sou obrigado a ter um certificado digital?
Quais obrigações mensais devo enviar? Meus clientes serão todos prestadores de serviços.

desculpem se não fui claro em minhas questões.

Desde ja agradeço!

Att,

Mariano Ramos

Gutierry santos

Gutierry Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 11 março 2019 | 16:06

Boa tarde.
Tenho um cliente que era MEI em 2018 e ultrapassou o limite de faturamento anual, faturou mais de 100 mil, eu transformei o MEI dele em microempresa, porém, por ser leigo, em 2018 ele não fez nada, não tem nota fiscal nenhuma, nem comprovantes de despesas nenhuma.
como contabilizar ? como apurar o lucro dele em 2018 ?? tendo em vista a declaração de IRPF também ? estou meio perdido.

Sérgio Vieira

Sérgio Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 15:28

Prezados, Boa Tarde !

Preciso solicitar um desenquadramento de MEI no ano de 2016 para trensformar em ME. (Pois faturou acima do limite)
Alguem sabe me informar se consigo o enquadramento, retroativo, como simples ? ou vou entrar como lucro presumido recolher os impostos e as obrigações acessórias retrotivas ?

Obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.