x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 36

acessos 45.530

Encerramento do MEI por falecimento

karen

Karen

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 14:59

JESSICA DA CRUZ ALVES
boa tarde Jessica!
Fiz o procedimento pelo e-processo, com o CNPJ da contabilidade, enviei os seguintes documentos: certidão de óbito, requerimento pedindo a baixa e os print's da mensagem ( CPF ausente no sistema (faixa MIA) - Verificamos que o CPF está com dados incompletos em nosso cadastro), porém foi indefirido pela RFB, pois ainda não temos o inventariante. Pode me passar o passo a passo de como realizou esse processo.
att
Káren Rodrigues de Moraes

Cledson L. P. Lima

Cledson L. P. Lima

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 3 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 12:22

Jessica da Cruz Alves!

Eu fiz meu processo pelo eCNPJ da Contabilidade, mas a Receita não aceitou, dizendo que a documentação não pertence ao contribuinte interessado.

No seu caso o MEI era vinculado ao certificado ou não?

Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir.
Auxiliar de Escritorio Senior
Alencar & Vitasovic Contabilidade
whatsapp: 11 9.8875-7836
Cledson L. P. Lima

Cledson L. P. Lima

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 3 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 14:15

Cristian Alen Silva Resende!

A questão de baixa dos nossos processos não tem como fazer via gov.br, porque o CPF do títular do MEI é falecido.

Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir.
Auxiliar de Escritorio Senior
Alencar & Vitasovic Contabilidade
whatsapp: 11 9.8875-7836
Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quarta-Feira | 14 julho 2021 | 08:03

Bom dia!

Você tem que ver na RFB o que fazer nesse caso,  olha se consegue ativar o CPF dele temporariamente apenas para fazer a baixa no gov.br ou se tem que entrar com algum processo na Receita Federal.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
DANIELA JUNCA NARDI

Daniela Junca Nardi

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2022 | 14:30

Boa tarde,  precisei dar baixa no MEI de uma pessoa falecida e eu consegui em 15 dias da seguinte forma:

Entrei via E-cac no E-processos com o acesso conta gov  do falecido ( acesso pessoa física dele mesmo) , pois o filho tinha a senha para o acesso, com isso abri um pedido de baixa no cadastro de pessoas jurídicas, sem DBE e  nas juntadas de  documentos eu anexei o documento de identidade do falecido, certidão de óbito, cartão CNPJ do MEI que era dele , documento de identidade do filho que me pediu para abrir o processo de baixa e um requerimento da receita federal que consta no link : www.gov.br devidamente preenchido e assinado pelo filho do MEI  falecido.
Os documentos foram todos anexados individualmente na juntada de documentos e em formato PDF.
 O trâmite interno da receita durou 15 dias, mas deu certo, a baixa do MEI foi feita.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.