x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 356

Desenquadramento do SIMEI

CINTIA DOS REIS OLIVEIRA PIMENTEL

Cintia dos Reis Oliveira Pimentel

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 11:54

Bom dia!


Abri uma empresa como MEI e uma das atividades era a de Contabilidade que foi desenquadrada da listagem. Porém não realizei a migração para outra atividade em tempo hábil e automaticamente fui desenquadrada do SIMEI, mas no CNPJ continuo com o CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA 213-5 - Empresário (Individual) . Quero dar baixa e já fui na junta comercial dei entrada, porém não foi realizado o procedimento orque na Receita federal informa que estou ativa. Se entendo bem, ao dar na entrada na junta automaticamente é enviada as informações aos outros orgãos que dão baixa nas inscrições.

O que devo fazer para realizar a baixa? Preciso de DBE na Receita pra baixar o CNPJ se lá consta que ainda sou Empresário Individual?

Quais obrigações assessorias devo entregar esse ano, mesmo a empresa não tendo movimento esses 2 meses de desenquadramento?

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 13:44

Cintia dos Reis Oliveira Pimentel, você precisa informar o desenquadramento do MEI para a Junta Comercial e para a Prefeitura, e somente após isso solicitar a baixa da empresa. Por constar como MEI ainda perante a Junta, eles pedem para você solicitar a baixa primeiro pelo Portal do Empreendedor.

Aqui em SP, quando solicitamos o desenquadramento, precisamos apresentar alguns formulários à JUCESP; não é feito de forma automática.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/
CINTIA DOS REIS OLIVEIRA PIMENTEL

Cintia dos Reis Oliveira Pimentel

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 14:21

Oi Ariel!


Eu fui na Junta Comercial da Bahia. Entreguei o papel que imprimi no site de consulta do Simples informando o desenquadramento (no caso foi o que eles solicitaram além do cartão do CNPJ) . Quando realizei a baixa da empresa de minha irmã que era microempresa, com o DBE tudo foi baixado. Mas como no caso é "ex-MEI" não sei como proceder. Não consto mais como MEI no portal do microempreendedor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.