x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 478

nunca foi autenticado os livros

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 6 anos Terça-Feira | 22 maio 2018 | 08:11

tenho uma empresa que foi aberta em 1.993, simples nacional, no estado do Parana, e os livros diários foram autenticados até o ano de 2.008, depois não foi autenticado nenhum. O problema é que agora essa empresa passou a lucro real, e precisamos autenticar os livros, mas o maior problema é que esta me faltando 02 anos 2009 e 2010, que não estava impresso, e não tenho + acesso ao sistema que ja foi trocado . Alguém tem alguma ideia de como resolver isso????

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 11:59

Bom dia Rubens,

Cara eu acho que você consegue registrar os demais livros sem precisar de 2009 e 2010. Exemplo: 2008 foi o nº10 e 2009 e 2010 seria 11 e 12 certo. Dai pula esses anos e faz 2011 sendo como o nº11 pra continuar a numeração. Já fiz isso na Junta do DF e aceitaram o registro. Eles barram quanto a numeração porque deve ter uma sequencia.
Outra forma seria caso tenha ainda alguma documentação destes anos, refazer a contabilidade. Porque pelo menos folha de pagamento e faturamento da empresa você consegue através de declarações enviadas na epoca, extratos bancários acredito que o gerente do banco consiga também.

Boa sorte e sucesso.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 15:57

Sim, entendo da sequencia.

Por isso que eu falei pra tentar o que eu disse pulando os anos mas a sequencia numerica continua. No caso em questão eu estava na mesma situação que a sua precisando registrar livro pra licitação. Ai eu tentei na Junta do DF e eles registraram, se você ja tentou fazer isto ai no seu estado e não deu certo. Tranquilo.

Ai vai ter que partir pra segunda opção mesmo, refazer a contabilidade dos anos anteriores e ir registrando pelo menos até 2013. Porque 2014 em diante a autenticação é feita mediante SPED ECD, fica mais tranquilo porque não tem a necessidade de imprimir o livro.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.