x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 26

acessos 20.011

Sócio de Ltda pode abrir uma nova Ltda.

Roberto Francisco Daniel Neto

Roberto Francisco Daniel Neto

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 00:06

Prezados Colegas!

Pesquisei no Fórum os procedimentos sobre transformação de ME/Empresário em Ltda. Confesso que encontrei as informações que precisava, observando que tudo estava muito bem esclarecido. Porém, fiquei com uma dúvida sobre a quantidade de pessoas/sócios que podem compor uma empresa Ltda.
Assim, preciso saber se existe um limite, ou seja, um número máximo de pessoas que podem formar esse tipo de sociedade.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Até mais.

Elisa de Carvalho Barbosa

Elisa de Carvalho Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 15:12

Roberto,

Andei pesquisando tb sobre isso e cheguei a conclusão que o mínimo necessário é de dois, não tendo limite máximo, já que cada um tem sua determinada quantidade de cota.

Até mais

Elisa Barbosa
Contadora
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 17:05

Boa tarde Elisa de Carvalho Barbosa!


Confesso que não entendi o que você quiz dizer com "... jpa participação em outra empresa", mas acredito eu que você queira saber se um sócio que possui participação em uma empresa pode participar em outra.

Se isto for, a resposta é sim. Uma pessoa pode ser sócio de quantas empresas quiser e puder.

Somente na condição de empresário individual (natureza jurídica 213-5) é que ele pode ter somente uma empresa.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Elisa de Carvalho Barbosa

Elisa de Carvalho Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 22:12

Obrigada, Wilson.

Foi exatamente isso que queria transmitir, apenas com pequeno erro de digitação, porém ainda estou com uma dúvida sobre a quantidade de cota para cada participação, se por exemplo:

ABC ltda ( regime do simples nacional )

Capital Social total 3000 cotas - R$1,00 cada.

Socio A - 2900 cotas
Socio B - 100 cotas.

Já na outra empresa:

DEF ltda ( lucro presumido )

Capital Social Total 6000 Cotas - R$ 1,00 cada.

Sócio A - 5900 Cotas
Sócio C - 100 Cotas

Se este caso pode ocorrer, com o sócio A?




Elisa Barbosa
Contadora
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 08:35

Bom dia Elisa de Carvalho Barbosa!


Como você citou neste seu exemplo o regime de tributação das empresas, creio eu que sua dúvida referente ao percentual de participação do sócio é referente à opção/permanência no Simples Nacional.

Se isto for, não há problemas em o sócio A ter mais de 10% de participação nas empresas, desde que o faturamento bruto global (de todas as empresas) não ultrapasse o limite para opção pelo Simples Nacional, que atualmente é de R$ 2.400.000,00.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Elisa de Carvalho Barbosa

Elisa de Carvalho Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 10:27

Wilson, sim sobre o faturamento estou ciente, a minha dúvida e se o mesmo sócio pode ter 90% das cotas na empresa A e 90% das cotas na empresa B, se existe um limete de cotas para cada empresa que ele for sócio?

Elisa Barbosa
Contadora
Elisa de Carvalho Barbosa

Elisa de Carvalho Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 20:57

Wilson, tive a informação que um sócio de uma empresa que nesta tivesse 80% das cotas, e quizesse abrir outra empresa nesta teria que ter somente 20% da cotas, isso porque um CPF que receba participação em empresa não pode ter mais de 100% somando todas as cotas. Isso é verdade, o código cívil tem algum artigo falando disso?

Elisa Barbosa
Contadora
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 31 outubro 2009 | 08:25

Bom dia Elisa de Carvalho Barbosa!


Eu desconheço esta informação.
Pelo que já li no Código Civil até hoje, também não me lembro de nada neste assunto.

Peça para quem lhe passou esta informação para que lhe dê a base legal para que nós possamos "averiguar".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Sábado | 17 abril 2010 | 08:23

Pamela,

É possível sim, e tudo vai depender do valor total do capital social da empresa e do nº de cotas em que ele se divide. Por ex.: Um capital de R$ 100.000,00 (cem mil reais), divididos em 100.000 cotas de R$ 1,00 cada uma;
Sócio A, com 99.900 cts = R$ 99.900,00 = 99,9%
Sócio B, com 100 cotas = R$ 100,00 = 0,1%
O "x" da questão, é o nº de cotas. Outro dia vi um capital de R$ 10,000,00 dividido em 02 cotas de R$ 5.000,00 cada uma (02 sócios). Neste caso, seria impossível.
Percebeu?
Qualquer dúvida, retorne.

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 17 abril 2010 | 12:15

Bom dia Jacyara!
Percebi sim, a questão não é a porcentagem e sim as cotas...

mesmo se o capital for pequeno não tem limites então? ex. se o capital for de 5.000 cts a 1,00 cada= 5.000,00
Sócio A: 5.995 cts= 5.995,00 =99,99%
Sócio B: 5 cts=5,00=0,1%

Entende minha dúvida? 5 cotas não é muito pequeno? E se acontecesse de ser ainda menos, 1 cota por exemplo, poderia? e Meia cota?

Muitissimo obrigada pela atenção!

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Sábado | 17 abril 2010 | 13:33

Pamela,

Independe do valor do capital. O que não pode é estabelecer "meia cota". Quando vc diz que o capital de R$ 1.000,00 é dividido em 1.000 cotas de R$1,00 cada, ninguém pode ter uma participação com valor "quebrado", por ex. R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) pois o valor atribuído à cota, é R$ 1,00.
Eu diria que o bom senso não recomenda uma participação tão ínfima, mas, como trata-se de vontade das partes, como questionar...?
Qualquer dúvida, retorne.

Huberson Amenemá Lopes Luz Cunha

Huberson Amenemá Lopes Luz Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sábado | 31 julho 2010 | 11:59

Bom dia pessoal.

Tenho uma duvida aquir e gostaria de obeter o sabio concelho dos amigos que poderem me ajudar.

Vejam bem: Fui procurado por uma pessoa que me pedio a seguinte informação: "ela é social de uma empresa LTDA, e agora ela que comprar as cotas do outro socio,!! a pergunta é: é possivel essa pessoa ser a unica integrante do quadro societário desta emprasa LTDA?

Ou para que ela permaneça na condição de LTDA ela tem que procurar outra pessoa para colocar juntamente com ela como socia?


Agradeço os que respoderem..

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 31 julho 2010 | 12:51

Boa tarde Huberson Amenemá Lopes Luz Cunha!


Se o sócio que adquirir as quotas dos demais sócios desejar que a empresa continue na forma jurídica de Sociedade Empresária Limitada, este deverá (sim) "arrumar" outro sócio para colocar na empresa.
Geralmente esta prática é resolvida colocando um familiar como sócio.

Mas, se ele não desejar que ninguém mais conste no quadro societário de sua empresa, deverá transformá-la na forma jurídica de Empresário.

Para isto, clique aqui e veja as orientações disponíveis sobre esta prática.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Huberson Amenemá Lopes Luz Cunha

Huberson Amenemá Lopes Luz Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sábado | 31 julho 2010 | 23:35

Boa noite!

Nobre colega: WILSON FERNANDO DE A. FORTUNATO. venho por meio desta, agradecer - lhe, pelo seu empenho, disposição e acima de tudo dedicação em está ajudando a me e a outros colegas.

Ficou muito bem esclarecida a minha duvida, aproveitei ainda e lir todos os topicios postados por diversos colegas no link que o AMIGO me disponibilizou.

Sou realmente grato e a você deixo o meu muito obrigado.

Valdemir Neris de Lima

Valdemir Neris de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Sábado | 20 novembro 2010 | 09:58


Bom dia Srs.

Gostaria de tirar uma dúvida por favor, un dos sócios de uma empresa LTDA, quer comprar as cotas total de uma outra LTDA, o ramo é Locação de Veículos, uma quer comprar a outra, quais os procedimentos que o Contador deverá tomar e passar para o seu Cliente?

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 19:07

Boa noite.

Gostaria de tirar a seguinte dúvida: Uma empresa no ramo de escola ensino fundamental, onde possuem dois sócios cada um com 50% na participação sócietária. Poderá abrir outra empresa com a mesma participação de 50% cada, pode optar por filial ou outra sociedade? Sendo que o ramo de atividade desta é Educação infantil creche.

E pode ser optante pelo simples, devido as cotas de cada um nas duas empresas ?


Obrigada

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 00:37

Boa Noite Wilson Fernando!

Estava fazendo uma pesquisa no forum e encontrei este tópico muito interessante o qual tenho uma dúvida que gostaria de sanar. Caso um sócio de empresa LTDA queira abrir uma empresa individual, isso é possível ou o mesmo só pode fazer parte de outra empresa LTDA?

Desde já quero agradecer pela atenção dispensada!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
enzo zallocco

Enzo Zallocco

Prata DIVISÃO 1, Técnico
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 10:55

bom dia pessoal tenho uma empresa individual do qual o titular tem 100% do capital, e tambem participa em outra empresa com 99,67%????
respeitando o limite de R$ 3.600.000.00., pode ainda estar enqudrada no simples nacional? ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.