x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 14.829

MEI abertura de conta corrente

marcelo dias de moraes

Marcelo Dias de Moraes

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 23:29

Pessoal fiz a inscrição de 4 MEIs, porém nenhum conseguiu abrir conta corrente com exceção no banco Bradesco, alegam que o requerimento não tem a chancela com o NIRE ou etiqueta. Alguém conseguiu fazer tal abertura?

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 00:03

Eles foram recusados mesmo com o Certificado de Microeemprededor Individual em mãos?
Pode ser obtido junto à Jucesp a ficha de breve relato, embora haja desembolso de R$ 9,00. Porém, é prudente aguardar alguns dias pois há demora na consolidação dos dados dos MEIs no sistema.

http://www.juntadigital.com.br/

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Everton Avelino

Everton Avelino

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 16:50

Estou com o mesmo problema. A gerente da CEF exige cópia do requerimento de empresário, não aceita Certificado de MEI nem certidão simplificada. O problema é que para tirar uma fotocópia do registro na Jucesp demora uns 30 dias e o cliente tem pressa na abertura da conta.
Eu acho um absurdo os bancos exigirem um documento do qual o contribuinte não é obrigado a tê-lo.

Gostaria de saber se os colegas estão cumprindo essa "exigência" bancária ou estão tomando uma providência quanto a esse descaso.

"Os fins não justificam os meios".
Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 08:54

Estou passando pela mesma situação acima e gostaria de saber dos nobres colegas como solucionaram o problema?
No ano passado realizei a abertura de um MEI e em janeiro o desenquadramos.
Posso estar equivocado, mas entendo que o fato da empresa passar a ser tributado pelo simples nacional não requer qualquer tipo de alteração na junta comercial, pois não houve qualquer modificação em seu cadastro e sim na forma de tributação e isso não diz respeito a elaboração de um RE.
O cliente foi realizar a abertura de conta corrente e o banco exige o Requerimento do Empresário.
Enviei formalmente meu entendimento, incluindo a legislação e orientações em que o proprio portal do empreendedor afirma que o documento comprobátorio do MEI é o certificado, não existindo qualquer outra exigência.
Passaram a alegar então que a empresa estava faturando acima do MEI e novamente formalizei uma resposta enviado o desenquadramento do SIMEI para o simples nacional, mesmo sabendo que esse fato não é determinando para o desenquadramento pura e simplesmente, ou seja, não poderiam questionar algo que foge a alçada/função de um banco e que o MEI se trata apenas de uma forma de tributação e registro diferenciada e facilitada. A empresa em sí é como qualquer outra, mas seu registro bastante simplificado.
Tambem enviei uma certidão simplificada da junta comercial, que ao meu ver é a maior prova do resgistro de uma empresa, pois estamos sujeitos a perda total da RE e outros documentos de abertura de uma empresa e acontecendo isso, qual documento comprova o registro? a certidão da junta ou cópias dos contratos, etc. Mas por incrivel que pareca não aceitaram.
Neste momento voltaram a exigir RE desta mudança, da qual foi a gota d´agua, tendo em vista meu entendimento acima e orientei meu cliente a procurar um outro banco, mas pasmém, tudo está acontecendo da mesma forma.
Desculpem a indignação e o extenso texto, mas se eu estiver enganado em meu entendimento, por favor me orientem e principalmente como solucionaram o problema?

att

Roberto

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 09:29

Amigos lembra daquélas observações quê sempre passamos para nóssos clientes, quando eles pergunta "caso queira ser empresário individual vou ter direito a crédito perânte a instituições financeiras" a maioria dos contabilistas sabê quê bem antes da existência dos mei os bancos de alguma forma nega o crédito e inventa um monte de blá blá blá, pois banqueiro só defende seus interresses pessoais e não está nem aí com micro empresários individuais.

E désta forma temos o governo federal quê a cada semana inventa algo faz mega propaganda sobre seus projetos e como sempre os pequenos paga a conta.

Lamentável isto é Brasil...

Marcelo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.