x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 4.744

Exclusão de contabilista

SUZANA PEREIRA

Suzana Pereira

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 09:51

Bom dia!

Estou tentando fazer exclusão do contabilista de empresas que não pertencem mais a nossa contabilidade, porém exige o certificado digital. Não consigo transmitir com o certificado do escritório e nem com o do contador. Alguém poderia me dizer como poderia estar transmitindo esse PGD, pois a empresa já encontra-se em outra organização contábil mas ainda permanece o nosso contador como responsável no Posto Fiscal.

Obrigada!

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 13:30

Suzana Pereira

Entendi.

Nesse caso, o responsável pela empresa precisará dar poderes para que você transmita o DBE.
Para isso você poderá acessar o e-CAC com o Certificado da própria empresa ou do sócio e efetuar o pedido de procuração.
Uma segunda opção é preencher a procuração através deste site, pedir para o responsável assinar e reconhecer firma, bem como encaminhá-la à RFB com uma cópia do teu documento e do documento dele.
Sem a procuração você não conseguirá transmitir o DBE com o seu Certificado, mesmo sendo o contabilista vinculado.

Att.

Marcos Braga
Stephanie F.

Stephanie F.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2019 | 17:18

Boa tarde,

Estou tentando desvincular o contabilista de uma empresa que abandonou a contabilidade já faz uns anos.

Enviei o PGD com os dados do cliente e evento 233, mas foi indeferido com a mensagem: O evento de exclusão de contabilista só pode ser solicitado pelo próprio contador.

Alguem já conseguiu fazer a exclusao? Será que estou fazendo algo errado? É pra preencher o PGD com os dados do cliente mesmo?

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2019 | 08:07

Stephanie F.

Sim, preencha com os dados do cliente.
Porém, você precisará, antes de começar a preencher, acessar o sistema com o Certificado Digital do Contabilista responsável.
Se você transmitir o evento 233 com senha do PFE ou Certificado Digital do cliente, o PGD será indeferido.

Att.

Marcos Braga
Stephanie F.

Stephanie F.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 março 2019 | 11:34

Marcos Braga,

Obrigada pelos esclarecimentos.

Como não tenho mais acesso ao certificado digital do cliente, consegui a exclusão do contabilista utilizando os dados do cliente e a senha do contador.

Ficou sujeito a verificações complementares no SEFAZ, mas no final foi deferido. Sem ter que apresentar documentações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.