x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 317

Dúvida procuração JUCEMG

Maria de Fatima

Maria de Fatima

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2018 | 07:57

Bom dia/ Boa tarde.

Preciso fazer a alteração em uma empresa sociedade limitada, uma das sócias foi embora do país há anos e será retirada da empresa. Mas antes de ir embora ela deixou uma procuração de plenos poderes para a sócia administradora, procuração esta que foi assinada e reconhecida por um tabelião.

Como devo fazer a procuração própria da JUCEMG para que a esta sócia não assine digitalmente, e só a sócia administradora que esta no país dê plenos poderes a contadora para fazer a assinatura dos documentos digitalmente necessários?

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2018 | 08:33

Bom dia Maria.

Seria bom você ir na Junta Comercial e verificar se o documento que você citou não tem validade como Instrumento Publico.

Se o possuir, basta digitaliza-lo e anexa-lo ao processo digital.

Agora se não valer você tem duas saidas.

1- Entrar em contato com a socia que esta no exterior e pedir para ela ir na embaixada ou consulado e fazer um instrumento publico dando poderes a pessoa que for assinar os documentos.

2 - Pedir a saida da sócia por via judicial

Outra coisa: não existe procuração da procuração ou seja: se o socio A da procuração a uma pessoa B de lhe representar, a pessoa B não pode nomear uma pessoa C.

Voltando ao seu caso, a sócia que esta no exterior ou faz um instrumento publico para a contadora ou para a socia (voltamos a minha orientação acima) e esta sócia adquire um certificado digital e-cpf.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Maria de Fatima

Maria de Fatima

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2018 | 10:38

Bom dia, Paulo.

Já fui na Jucemg e informaram que não poderiam aceitar essa procuração, pois a sócia tem que estar informada e de acordo com o que esta sendo feita na empresa.

O maior problema é que a sócia foi embora há mais de 10 anos e foi perdido totalmente o contato, não há resposta seja por números de telefones ou email.

Realmente não sei como proceder.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.