x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 259

Transformação da MEI x EIRELI

Anderson Costa Moya de Arruda

Anderson Costa Moya de Arruda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2018 | 15:22

Boa tarde a todos,

preciso de ajuda.

tenho um cliente MEI que irá ultrapassar fácil até os 20% permitido de faturamento, decidiu abrir uma EIRELI.

no desenquadramento só está programada junto a receita para 01.01.2019.

Detalhes

1- meu cliente esta com empresa ativa, isso não posso fechar a MEI e abrir a EIRELI.

2- desenquadramento para 01.01.2019

Perguntas.

1- posso deixar a MEI aberta e entrar com processo de abertura da EIRELI, quando estiver tudo ok fecho a MEI ???

2- existe outra forma que posso desenquadrar, estive na junta comercial eles na o consegue fazer a alteração. existe um processo da receita que demora em media 3 meses.

Pergunta final

Alguém tem alguma sugestão ?

LAURA WAGNER

Laura Wagner

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 11:23

Anderson,

Caso opte por transformar de MEI para Empresário Individual, ou seja, manter o CNPJ que já está constituído (por fins de credibilidade, cadastro de fornecedores e afins), realmente só poderás fazer o desenquadramento da condição de MEI em janeiro/2019.

Mas, é possível realizar a baixa do MEI a qualquer momento e providenciar a abertura de uma EIRELI, por exemplo. No entanto, ficará sem registro por um determinado período.
O último processo que fiz dessa natureza foi através do registro digital e levou dois dias para finalizá-lo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.