x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 349

Transformação de Empresa Individual para Eireli com alteraçã

Diana Souza de Oliveira

Diana Souza de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 5 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2018 | 19:16

Boa tarde,

Caros colegas, se puderem me ajudem na seguinte situação:

A Junta Comercial da Bahia informou que já é possível fazer a transformação de empresário individual para EIRELI já com a alteração doo sócio titular. Já fiz a viabilidade e ocorreu tudo bem. Porém ao fazer a DBE ela não passa.
Já fiz das seguintes formas -
1 - Eventos de alteração de Natureza Jurídica, Capital Social, QSA com Entrada Novo Sócio/Saída Sócio antigo e alteração do responsável perante a receita
2 - Eventos de alteração de Natureza Jurídica, Capital Social, QSA com Entrada Novo Sócio e alteração do responsável perante a receita
3 - Eventos de alteração de Natureza Jurídica, Capital Social, QSA com Entrada Novo Sócio/Saída Sócio antigo e alteração da qualificação do responsável perante a receita federal


Desde já fico grata.

LUCAS TAVARES DA SILVA

Lucas Tavares da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2018 | 09:40

Diana, bom dia, qual o erro que apareceu no DBE quando você tentou fazer?

Um outro detalhe que não sei se você se atentou, na transformação de natureza jurídica deve ser selecionada também a alteração da razão social para incluir a sigla EIRELI ao final do nome, e também o reenquadramento (caso a empresa seja ME ou EPP).

Lucas Tavares
Dpto. Societário

Rua Desembargador José Antonio Nogueira, 251
Vila Lageado – CEP: 05337-030 - São Paulo – SP

Telefone PABX/ FAX: (011) 3718-2522

Whatsapp da Contabildiade: (11) 99485-3699

https://www.contabilsaofrancisco.com.br

Diana Souza de Oliveira

Diana Souza de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 5 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2018 | 10:22

Bom dia Lucas,

Eu coloquei sim o evento de alteração da razão Social, acabei esquecendo de colocar no meu tópico :)

O erro que ainda não consegui resolver é "a qualificação de um dos responsáveis é invalida". Porém eu coloquei o evento 230 - Alteração da qualificação da pessoa física responsável perante o CNPJ (coloquei o novo sócio como responsável e com a qualificação 65, no QSA informei a entrada do novo sócio e a saída do antigo) então deu o erro que a pessoa física responsável não é a mesma que consta na base da RFB.
Não consigo usar o evento 230 junto com o evento 202 - Alteração da pessoa física responsável, pois um evento esta inabilitando o outro.

LUCAS TAVARES DA SILVA

Lucas Tavares da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 26 novembro 2018 | 14:24

Neste caso teria que ver com a própria Junta Comercial da Bahia, pois eles deixam fazer a alteração de uma vez, mas a RFB não liberou ainda pelo jeito.

Lucas Tavares
Dpto. Societário

Rua Desembargador José Antonio Nogueira, 251
Vila Lageado – CEP: 05337-030 - São Paulo – SP

Telefone PABX/ FAX: (011) 3718-2522

Whatsapp da Contabildiade: (11) 99485-3699

https://www.contabilsaofrancisco.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.