x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 645

Internalização da contabilidade

Danilo Arpi

Danilo Arpi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 14:13

Boa tarde pessoal,

A empresa que trabalho é domiciliada no estado de São Paulo e possui a contabilidade em um escritório contábil fora da empresa. Estamos terminando a implantação e se tudo ocorrer como o esperado, passamos a fazer tudo aqui na própria empresa a partir de 01/01/2019.

Nunca fiz este tipo de processo e estamos com muitas dúvidas quanto as atualizações cadastrais que teremos de fazer, incluindo a troca do responsável técnico legal.

Tenho pesquisado muito sobre o assunto, mas tudo que encontro em matérias e tutoriais, sempre são voltados para a troca de um escritório contábil para outro, nunca encontro nada especifico para a transferência para dentro da própria empresa.

Alguém teria alguma dica para me ajudar ou me dar algum norte a qual caminho seguir?


Desde já muito obrigado

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 17:12

Danilo Arpi, boa tarde.

Se vocês já vão internalizar a contabilidade, o atual contador sabe de todos os procedimentos que precisa para fazer a migração.

Sistema de processamentos de dados, contador da RFB e demais entes... E todos os órgãos que demandem anuência de um contador.

Especificar "todos" é muito genérico, pois limitamos apenas ao que está escrito, e cada empresa tem suas especificações, o que serviria para uma empresa pode não servir para vocês, compreende?

Talvez se você precisar um, ou mais itens, possamos lhe ajudar melhor.

Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/
Danilo Arpi

Danilo Arpi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2018 | 13:57

Oi Ewerton, boa tarde.

No nosso caso o atual contador não vai nos ajudar com essa migração, pois o mesmo está "perdendo" o cliente dele.

Em outras organizações que trabalhei, sempre tivemos um departamento que cuidava desta parte "burocrática", mas nessa que estou atualmente não temos.

Mas já pesquisamos bastante e já encontramos mais ou menos um caminho a seguir.

Muito obrigado pela ajuda!



Renato Incau Silva

Renato Incau Silva

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 16:45

Prezado Danilo, boa tarde.
Estamos passando por um processo semelhante: Internalização da contabilidade.
Como sabemos, um processo complexo e minucioso. 
Ainda não estou na transição de responsabilidade técnica e sim, operacional. 
Por gentileza, poderia dar algumas dicas importantes para o sucesso desse processo e como isso foi efetivado ? 
Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.