x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 79

Abertura Escritório de Engenharia

Everton Louzada

Everton Louzada

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Civil
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 21:06

Boa noite, estou para abrir um escritório de engenharia para projetos arquitetônicos, consultei algumas opções como: profissional autônomo, liberal e ME. Porém como todo inicio de empreendimento tem-se a incerteza de sucesso. 
Procuro abrir uma empresa onde possa locar uma sala comercial, obter alvará e poder emitir nota fiscal. Gostaria de orientação em qual situação seria melhor encaixado. E quanto as tributações, visto que pode acontecer nos primeiros meses esse faturamento ser 0, qual seria a melhor forma.
E no caso de profissional liberal ou autônomo consigo obter alvará e emitir nota fiscal avulsa?.

Desde já agradeço

Cristiana CMROFFICE

Cristiana Cmroffice

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 22:51

Everton,
Para quem quer iniciar, você pode começar com o cadastro de autônomo, até você começar ter faturamento e ir comparando já que ainda não tem uma previsão de valor.
Mas lembrando que autônomo os impostos variam de acordo com quem está contratando seu serviço, PF você recolher IR através do carnê-leão (pesquise no site da Receita), já para pessoa Jurídica RPA com incidência de retenção de INSS e IR dependendo do valor.
Autônomo você deve ter cadastro na sua prefeitura para adquirir sua licença e inscrição, isso tem um custo anual, vale uma verificada se compensa também.
Já sociedade empresária ME, Engenharia pode ser Optante pelo Simples, e varia a alíquota de 6% a 15,5% sob o faturamento, neste caso o contador irá te auxiliar com os detalhes.
Portanto varia muito, caso queira tirar mais alguma dúvida pode me mandar um e-mail que te explico com mais detalhes, sem compromisso.

Bons negócios!

Cristiana

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 07:36

Everton, bom dia

Primeiramente, é importante citar que serviços de engenharia não são permitidos ao MEI.

Cada município tem diversas particularidades na legislação. Dependendo o caso, você pode até abrir a empresa em seu endereço residencial e emitir nota fiscal normalmente. Desde que não tenha portas abertas ao público. Porém, cada caso é um caso.

O ideal é você buscar um contador que possa lhe orientar com relação aos procedimentos de abertura, aspectos tributários e previdenciários, registro da PJ no CREA. Inclusive, para sua atividade existem particularidades societárias. Recomendo leitura de um recente artigo que escrevi sobre o tema. Segue link abaixo:

Empresário Individual: Elemento de Empresa, Responsabilidade Ilimitada e Tributação do Prestador de Serviços

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.