Calvin Teixeira
Iniciante DIVISÃO 3, Analista Marketing Boa tarde, pessoal.
Sou Analista de Marketing Digital em uma empresa a pouco mais de 4 anos, sempre tive comigo a ideia de que um dia eu teria minha própria empresa, podendo investir no que eu acredito e no que é meu.
Esse mês comecei a correr atrás e pesquisar sobre o que eu preciso pra abrir minha empresa, logo dei de cara com o que eu já conhecia, que é o sistema MEI. Dando uma pesquisada no site do Sebrae eu fiquei sabendo que o empreendedor que deseja prestar serviço na área de Marketing não poderá mais se enquadrar no MEI, pois essa categoria foi "expulsa da lista" pois é uma área ministrada por um conselho.
Entrei em contato com o Sebrae e eles falaram que o caminho seria eu criar uma micro empresa, porém eu sei que micro empresa já se enquadra em Regime Tributário obrigatório. Eu não sei nada sobre as tributações, sei só o básico, que prestadora de serviços paga o ISS por exemplo e outros tributos, mas fiquei muito confuso pois a especialista do Sebrae falou que a taxa tributária sempre varia de um serviço par ao outro.
Eu não tenho dinheiro pra investir em um local de trabalho, iria monetizar apenas meu conhecimento e prestar consultoria, com o tempo quero reunir o lucro e usar ele pra investir na empresa, podendo ter um espaço próprio e funcionários. Como micro empresa eu posso trabalhar dessa forma? de casa com meu computador.
Nesse caso, o melhor seria eu contratar um contador pra me ajudar a abrir a empresa, né? Pois eu já estava planejando quais serviços eu iria prestar e qual valor cobrar, porém agora com essa variação de tributação eu não tenho como ter um valor no serviço sem saber tudo isso antes.
Eu achei que o planejamento de negócio era o pior, mas vejo que a burocracia só pra abrir a empresa chega a ser ainda mais complicado, não quero desistir do meu sonho por causa disso, mas é complicado tentar entender tudo sozinho, ainda mais que sou da área de marketing e não de contábeis.