x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.098

Duvidas DBE - Alteração de responsável perante a RFB.

Renata

Renata

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 5 anos Quinta-Feira | 27 junho 2019 | 14:45

Colegas, boa tarde!

Sou Analista de Legalização há 4 anos e me deparei com uma situação nova. Caso alguém saiba me orientar, agradeço muito!

Minha cliente é atual Presidente de uma Associação (terceiro setor). O contador responsável antigamente pelo CNPJ realizou uma alteração em 2018, retirando o antigo Presidente e colocando minha cliente no lugar. Ou seja, desde 2018, minha cliente é Presidente dessa Associação.
O problema é que, na época, ele registrou o ato de alteração no Cartório de Registros, porém, NÃO alterou na Receita Federal através do DBE.
Atualmente minha cliente não tem mais vínculo, nem contato do antigo presidente e já informou ser IMPOSSÍVEL localizá-lo.
A questão é: Para fazer o DBE da saída do antigo Presidente, preciso do certificado digital do mesmo para assinar. Existe algum procedimento para realizar o DBE sem precisar da assinatura do antigo Presidente? Algum processo administrativo de abandono do cargo, ou alguma outra alternativa? 

Gratidão à quem puder me ajudar!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 junho 2019 | 16:21

Não precisa do certificado, é opcional, basta fazer o DBE, não marcar assinar com certificado, botar evento de alterar responsável pelo CNPJ, botar o da moça, ele perguntará se o ato já foi registrado, bota sim, a data coloca a mesma que foi registrada na época do cartório.

O DBE sairá com espaço para assinar manualmente e reconhecer firma em cartório. Depois só levar ele junto de uma cópia autenticada do estatuto.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----