x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 91.429

Inclusão de CNAE em um CNPJ já existente

Ketlyn Costa Goulart

Ketlyn Costa Goulart

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2019 | 21:33

Boa noite 

Colegas 

Estou com uma dúvida de como começar esse procedimento .

Tenho uma empresa que já possui um CNPJ , tributada pelo Simples Nacional . O empregador me questionou sobre quais os trâmites para que ele possa inserir mais um CNAE nesse mesmo CNPJ ?

Claro , levo a entender que deverá ser realizada a alteração contratual do mesmo .

Mas pergunto : quais são as etapas a serem realizadas ?

Aguardo um auxílio .

Grata

Renan Araujo

Renan Araujo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 09:09

Prezada Ketlyn, bom dia!

Primeira coisa a se verificar, é se o CNAE que o empresário que incluir é permitido no Simples Nacional.  
Outro ponto, caso a atividade do CNAE já esteja no objeto social da empresa, basta fazer o DBE e informar que o contrato já foi analisado pela Junta, irá liberar o DBE para entrega na Receita Federal, você deverá anexar uma cópia autenticada do contrato.

Caso nenhuma atividade se enquadre no CNAE, deverá proceder a alteração do contrato, que consiste nos passos:

1- Preparo dos documentos da Junta Comercial (se for LTDA, do contrato social também) 
2- DBE;
3- Após o deferimento do processo, atualizar na Prefeitura;


Espero ter ajudado

Ketlyn Costa Goulart

Ketlyn Costa Goulart

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 8 setembro 2019 | 18:33

Boa tarde

Renan 

Obrigada por ter me ajudado nessa questão .

O CNAE não está incluso na atividade da Empresa . 
Amanhã entrarei em contato com a Junta Comercial do RS e verificarei também a questão de alteração de endereço . A cliente quer anexar um CNAE novo e alterar o endereço do estabelecimento . Creio que consiga fazer tudo junto pela Junta Comercial .

Boa semana 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.