x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 101.647

NELMAR JOEL SCHEIDT

Nelmar Joel Scheidt

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2019 | 12:39

Bom dia caros colegas, hoje ao consultar um CNPJ, me deparei com a descrição ao lado da atividade CNAE  a mensagem (Não dispensada*), poderiam me auxiliar sobre o que está se referindo?

Ricardo Buzinari

Ricardo Buzinari

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2019 | 14:17

Nelmar, 

Termo incluído no CNPJ para tratar do grau de riscos das atividades, se baixo, médio ou alto e para obtenção de Licenciamento.
Veja Resolução CGSIM 51 DE 11/06/2019.

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2019 | 10:28

Olá, 

Eu vi que para alguns clientes apareceu essa informação ao lado do CNAE também.

Mas o que significa exatamente o termo: NÃO DISPENSADA* que aparece ao lado do CNAE?

Pois os termos utilizados na resolução informada, constam como baixo risco ou "baixo risco A", médio risco ou "baixo risco B" e alto risco.

Como saber em qual destes a informação de NÃO DISPENSADA* se enquadra? Não entendi muito bem...

Jessica da Cruz Alves
Renato Rocha

Renato Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 15:54

Boa tarde!
Na própria página onde há o comprovante de inscrição cadastral, temos no rodapé:
(*) A dispensa de alvarás e licenças é direito do empreendedor que atende aos requisitos constantes na Resolução CGSIM nº 51, de 11 de junho de 2019, ou da legislação própria encaminhada ao CGSIM pelos entes federativos, não tendo a Receita Federal qualquer responsabilidade quanto às atividades dispensadas.

 Entendo que, quando estiver escrito "não dispensado"  é obrigatório fazer o licenciamento nos órgãos responsáveis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.