x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 4.171

Razão Social Vs Marcas e Patentes

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 08:59

Bom dia, pessoal !!!!

Tenho uma dúvida, sobre uma empresa que tem sua razão social (Emily Comercio de Presentes Ltda), e recebeu notificação da Jucesp, avisando que outra empresa está reclamando o uso do nome EMILY, por ser dona da marca EMILY´S, a reclamante é industria de plastico, e a reclamada e comercio de roupas e bolsas.
O que fazer neste caso teremos que mudar o nome da razão social dá minha empresa, que foi constituida depois que a reclamante, teremos que pagar algum tipo de multa, ainda estamos no prazo de 10 dias para se manifestar o que faço ???

Lucas Gurgel

Lucas Gurgel

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 10:20

Neste caso tera que mudar o nome da razao social.

*Conselho: Antes de fazer a abertura de uma empresa sempre faca uma consulta na JUCE do seu estado e no registro de marcas e patentes.


Abracos,

Abracos,
Lucas Gurgel
cesar.sjc

Cesar.sjc

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 14:33

Recomendo que se dirija até a Junta Comercial para obter mais informações, ao que parece a empresa está apenas reclamando por você estar utilizando um nome similar ao dela, pelo fato de ser 1 notificação da Jucesp, e a omissão pode levar a empresa a processar judicialmente a sua cliente, aí com certeza ela precisará de um advogado (a) para fazer a defesa e não ficar sujeita a pagar alguma indenização a reclamante.

E aproveitando o gancho, em qual site vocês fazem pesquisa de marcas e patentes? E qual o órgão responsável por isso? Alguém sabe onde posso buscar mais informações?

Desde já grato.
Frederico César dos Santos

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 17:05

No site do INPI, essa empresa foi aberta a pouco tempo por outro contador não sei se ele tinha a informação de outra empresa com nome similar, talvez não porque a reclamante tem uma razão social diferente porém é dona desta marca, acho que vou seguir o conselho do companheiro Lucas e alterar rapidamente a razão social do meu cliente.

José Alípio Barbosa Ramos

José Alípio Barbosa Ramos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 19:19

Olá, Moisés!

Estou com um problema semelhante, preciso patentear uma palavra (sobrenome do sócio), será que dá pra fazer direto pelo site do INPI ou é aconselhável contratar um escritório especializado?

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2010 | 09:06

Olá, Alípio

O escritório só vai intermediar as coisas prá você, eles fazem tudo para você desde busca até registro veja se o preço compensa, porque eu não sei se é burocratico o processo de registro da marca talvez sej a até facil pelo que vi no site parece simples, claro que demanda tempo, mais lá está bem explicado como fazer o passo a passo, boa sorte.

tony kaique arf

Tony Kaique Arf

Iniciante DIVISÃO 1, Publicitário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 17:41

Eu fiz o registro da minha marca por conta própria e vou ser bem sincero: não vale a pena. Achei extremamente trabalhoso e cansativo e se fossemos considerar o custo do tempo perdido passaria do valor do registro por uma empresa especializada. De hoje em diante sempre realizo registros em uma empresa especializada em marcas e patentes..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.