x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 127

Por favor respondam.

ALEX R GIOVANELLI

Alex R Giovanelli

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2020 | 11:39

Tenho uma empresa M.E.  e trabalho com vendas de bombas hidráulicas e instalação.
O CREA/PR emitiu uma notificação multando e obrigando minha empresa a se cadastrar pq entendem que exige um responsável técnico.
Na empresa, são apenas dois sócios e ambos prestam o serviços, tanto na própria loja quanto no cliente.
Não precisa de um profissional habilitado com formação superior para
executar os serviços,  até mesmo pq geraria um custo que inviabilizaria a
manutenção da minha microempresa.
Concluo: sou obrigado a se cadastrar no CREA, mesmo sendo um microempreendedor? 
Existe algum fundamento legal para que minha microempresa seja dispensada da
obrigatoriedade da filiação e pagar as taxas anuais etc..
No aguardo
Cordialmente
Alex R Giovanelli

Nelio Carvalho Dias Rosa

Nelio Carvalho Dias Rosa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2020 | 13:40

Boa tarde Alex

A obrigatoriedade varia de acordo com o CNAE, quais seriam os seus?

Infelizmente dependendo do seu CNAE você é obrigado a registrar a sua empresa nos órgãos competentes, independentemente da natureza jurídica (Individual, Sociedade Ltda, etc) e do porte de sua empresa (ME, EPP, etc).

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2020 | 13:49

Alex, boa tarde! 

Como bem orientado por nosso amigo, os CREAS possuem uma lista de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que são sujeitos a cadastro.
Se o objeto da sua empresa se enquadrar em serviços de engenharia ou arquitetura, inevitavelmente você deverá se cadastrar.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
ALEX R GIOVANELLI

Alex R Giovanelli

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2020 | 08:39

Bom dia.

Segue enquandramento dos CNAEs da minha Empresa:
CNAE Principal: 33.13-9-01 - Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos
CNAE SECUNDARIO:  47.44-0-03 - Comércio varejista de materiais hidráulicos

Sempre estive cadastrado nessas atividades e nunca exigiram um Engenheiro para executar as atividades.
Acho um absurdo precisar de um RT (responsável técnico) para colocar,instalar ou substituir um T ou uma curva q seja, num determinado encanamento.

Esse custo inviabilizará totalmente minha micro empresa que tem apenas duas pessoas nela, eu e meu irmão.
Vou alterar as atividades para outro CNAE que não esteja na relação do CREA PR.

Pergunto:

1) Como o CREA não fiscaliza os E.I. (empreendedores Individuais), posso abrir uma E.I.  para prestar os serviços com o mesmo CNAE que esta na lista do CREA, uma vez q eles nao podem fiscalizar ?
2) As atividades fiscalizadas são somente pelo CNAE da atividade principal ou pega os dois? Principal e Secundário?

Grato pela atenção.

No aguardo.

Att Alex

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.