x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 139

acessos 77.940

Encerramento do Micro Empreendedor Invidual

joao antonio merez

Joao Antonio Merez

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 12:31

Ola colegas. Aqui em Guarulhos-SP recebi a seguinte informação:
Cadrastro WEB Jucesp – Aletração Empresário, ato cancelamento de inscrição empresário-
Depois de tudo preenchido, emitir GARE pagar coljher assinaturas e arquivar na JUCESP – após a saída pedir baixa no CNPJ no Site da Receita Federal como se fosse umaempresa normal. Ai sim pode haver problemas se não estiver sido pagos os débitos comuns ao MEI.
Caso haja Inscrição estadual, procedimento comum Anexo III dirigir-se ao posto fiscal local e colher rotina local, na Prefeitura Solicitar baixa juntando as outras baixas.
È não é tão Simples Assim !!!! Mais aqui é Brasil!!

Rosemeire Guimarães Damiani Frasson

Rosemeire Guimarães Damiani Frasson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 08:44

Bom dia caros colegas,
atualizando minha baixa de MEI, conseguimos encerrar no Sefaz/SP. Depois de entregar o Anexo 3, receber um protocolo, quase 1 mes depois foi baixada no estado e agora está pra sair a baixa na RFB; o chefe da unidade nossa aqui, disse que está com a baixa pronta, mas o MEI tem q apresentar os ultimos DASN pagos. Estamos quase lá. Isso porque iniciei essa baixa em 15/03, quando enviei para a JUCESP.

Marcio dos Santos Florencio

Marcio dos Santos Florencio

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 10:12

Bom Dia

Aproveitando a duvida, gostaria de me informarsobre a seguinte questão:

Um MEI pode encerrar e aproveitar seu CNPJ na abertura de uma ME?

Caso não seja possível, pode-se abrir uma ME enquanto o processo de encerramento da MEI esta em andamento? Pois falam que pra encerrar a MEI tem que ir órgão por órgão, pois o portal não disponibiliza o serviço.

Obrigado

Bom Dia

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 13:07

Marcio dos Santos Florencio

não á necessidade de cancelar o cnpj e sim fazer uma altaração contratual " transformando " de mei para sociedade empresaria ltda-me.

verifiquê acima no campo pesquisar existe várias informações sobre modelos de contratos.

boa sorte

marcelo

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 08:57

Bom dia, pessoal.
Estou tentando dar baixa na minha MEI e por enquanto só consegui a Jucesp. Na RFB, foi indeferido e um contador amigo me informou que a RFB está indeferindo os pedidos de baixa porque eles entendem o MEI como um Empresário Individual e fazem exigências de documentos que o MEI não tem. A RFB orientou a aguardar que o link para baixa esteja disponível no portal do empreendedor..... E orientaram também a não pagar mais as guias mensais após a baixa da Jucesp.
Consultei meu CNPJ na RFB e a situação está como "suspenso".
Alguém passou por isso? Sabem o que fazer?
Que situação.....

Um abraço à todos!

Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 00:15

Caro Márcio dos Santos- não entendi bem sua pergunta mas, vamos tentar ajudar. Se encerrou um Mei, o cnpj foi-se também. Mei é uma ME. Tanto é que basta abrir um mei e logo que receber o numero do NIRE da Junta comercial seu nome estará acrescido da partícula ME no final.
Precisa esclarecer o que quer. P.exemplo, a atividade, endereço etc. são os mesmos. O que pode acontecer é fazer um desenquadramento quando ultrapassa os 36.000 anuais. Dizem por aí que é facil abrir um Mei e vemos alguns erros graves. Vi um que colocou uma certa atividade principal e 15 secundárias que não tem nenhuma ligação com o serviço a ser executado ou pretendido. Dar baixa é mesmo o que disse . Procede-se como uma ME normal. Por isso, muita cautela na abertura. No caso relatado, quando da baixa, tal mei terá que relacionar todos os objetos, nome por nome, sem etc..etc.. ou coisas semelhantes pois certamente a Junta Comercial indeferirá. Enquanto isso os DAS vão vencendo e a Rec;.Federal exigirá a quitação de todos quando por lá passarmos.
Estamos a disposição mas terá que esclarecer melhor o que pretende, citando atividade ou ramo de negócio. Caso contrário, procure orientação de alguém aí perto de vc e que seja um profissional da área.
Saudações

cesar serrati
Priscila Flora

Priscila Flora

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:56

Realizei o encerramento da MEI pelo site da Jucesp, empresa aberta em 21/07/2011 e com dt de encerramento em 01/08/2011.
Recebi documentação para impressão e nada foi solicitado, a empresa não possui IE pois é MEI, devo encaminhar algo a DRF?

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 22:41

Prezada Priscila- esta informação de que "não possue inscrição pois é MEI" não procede. Poderia dizer que é Mei-prestação de serviços aí sim não há que tirar no site da Sefaz- Secr. da Fazenda do Estado a incrição. Seu Estado deve estar sincronizado então tem de fazer a declaração de extinção usando a data base aquela fornecida pela Junta, entrar n cadastro sincronizado da Receita, preencher a Coleta de Dados e citar na data evento a referida acima. Será autorizado emitir ou imprimir o DBE e o apresentará devidamente assinado (com firma reconhecida na 1a.via), mais cópia da declaração, mais cópia e original da baixa na junta, no local ou agência da Receita apontado quando da emissão do DBE. Quando damos baixa por aqui em Minas, a baixa no Estado é automática, sem exigência de ir em algum posto apresentar documentos e, ao acompanhar o processo junto ao cadastro sincronizado aparecerá lá "baixa analisada e autorizada pela Sefaz MG". Felicidades e a disposição para dirimir outras dúvidas.

cesar serrati
Raissa Lucas

Raissa Lucas

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 23:15

Cesar,

1. Estou com dois clientes querendo cancelar o MEI, os 2 eu já consegui na JUCEMG mas já tem meses que eles sumiram e agora voltaram querendo dar continuidade ao processo, tem problema? Ou a JUCEMG tem um prazo expecífico para cancelar? Eu achei q as DAS iam parar mas assustei pois elas continuam a ser geradas.
QUais são os procedimento agora junto a RFB?

2. Tenho 2 clientes querendo passar de MEI para ME ( EU SEI QUE OS 2 SÃO SN ) mas eles estão passando do faturamento. É necessário fazer a extinção para depois abrir uma nova empresa?

3. Me passa seu contato?

4. Quanto você cobra pela baixa de um MEI.

DESDE JÁ MUITOOOOOO OBRIGADA

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 junho 2012 | 11:17

Prezada Raissa- Vamos por etapa- 1º- precisa explicar melhor o caso na Jucemg. Já pagou a taxa e deu entrada na baixa? Se já fez isso, a Jucemg lhe fornecerá o documento apropriado com a etiqueta de baixa e aí passamos para a 2ª situação- a partir da data desta etiqueta da Jucemg não há de se recolher o DAS do mes seguinte apesar do sistema da R.Federal os emitir para o ano todo. 3ª situação- após esta baixa, entre no cadastro sincronizado, coleta de dados Web e preencha os dados que lá pedem. Baixa/ liq. voluntária, data evento é aquela que consta na Jucemg/ baixa. Após tal preenchimento da FCPJ se tiver tudo ok será gerado um DBE para os clientes assinarem (2vias) e reconhecerem firma em uma. Faça também a declaração de extinção e apresente na Receita o DBE (2vias), uma cópia e mais original da baixa Jucemg e a declaração de extinção. Pode ser que lhe peçam o pagamento dos DAS anteriores à baixa na Jucemg. Quanto à baixa no Estado, é automática e verá a resposta da SEFAZ quando do acompanhamento lá no Cadsinc da Receita.
A respeito do item 2 lembre-se que os 2 são SIMEI e já são ME. O que precisa é desenquadrá-los e passarão a recolher os tributos normalmente, perdendo então aqueles benefícios do MEI. Precisa explicar melhor "passando do faturamento" pois muitos MEI's confundem e baseiam a Receita Bruta no total de notas de compras, achando assim que estão ultrapassando os 60.000, anuais. A Receita Bruta não tem nada a ver com Notas de compra ou venda por ventura recebidas ou emitidas .
Mais detalhes, entre no meu cadastro e terá o e-mail.
a disposição, felicidades.

cesar serrati
Eduardo Garrucho

Eduardo Garrucho

Iniciante DIVISÃO 3, Motorista
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 10:52

Bom dia a todos...
Estou encerrando uma MEI no interior do estado de São Paulo e agradeço a quem puder me ajudar...
Quando eu mandar gravar o procedimento na Jucesp Web a GARE já é emitida e posso imprimi-la para pagamento??? Qual o valor desta GARE??? Quanto tempo eu tenho para levar no posto da Junta Comercial? ??
Grato...

Luiz Carlos Sequis

Luiz Carlos Sequis

Iniciante DIVISÃO 2, Serigrafia
há 11 anos Domingo | 26 agosto 2012 | 18:38

Pessoal, preciso da ajuda de vocês:

Em 12/10/2010 fiz o cadastro do meu "futuro negócio" no MEI, acreditei e achei que a empresa que eu queria montar fosse me dar condições para pagar a minha formalização e conseguir com mais facilidade recursos para investir nos equipamentos que precisava, porém as coisas não andaram como eu imaginava e me afundei em problemas financeiros e por falta de informações acabei abandonando o MEI. Como nunca paguei minhas mensalidades do MEI, achei que meu cadastro seria cancelado automaticamente. Hoje depois de ter normalizado as coisas, pagos todos os débitos, fui selecionado para trabalhar em uma empresa e me pediram pra abrir uma conta em uma agência bancário, segundo o funcionário da agência, meu CPF está ok, porém não iriam liberar para mim cartão de crédito porque meu CPF está bloqueado pela Receita Federal, segundo a informação que me deram, eu só precisaria declarar meus IR dos anos que não foram declarados, no caso 2010 - 2011 e agora 2012, na verdade não sei nem por onde começar, mas preciso saber onde e como devo proceder para regularizar isso e cancelar o meu MEI, alguém poderia me ajudar ???

Luiz Carlos Sequis

Luiz Carlos Sequis

Iniciante DIVISÃO 2, Serigrafia
há 11 anos Domingo | 26 agosto 2012 | 18:44

Obs: Não paguei nada desde a criação do MEI, não tive funcionários, não fui à prefeitura, não registrei nada, apenas criei o MEI pelo site, me ajudem, preciso resolver somente mais esse pesadelo para ficar tranquilo...

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Domingo | 26 agosto 2012 | 20:26

Prezado Luiz Carlos - sua situação é exatamente consequência das incompletas informações que os órgãos em geral fornecem, dizendo que é fácil abrir, não precisa pagar, não precisa de ajuda. Em outras salas deste fórum já falamos sobre isso. Como o trabalhador ou interessado em geral vai abrir o MEI sozinho se sequer sabe o que é declaração (dasn), DAS, cnpj, nire, etc.. etc..? O seu caso é fazer a declaração 2011 informando a renda bruta de out/nov.e dez./2010 e depois fazer a outra de 2012 ref.aos meses de jan. a dez.de 2011. A renda bruta será zero em vista de não haver movimento. Recomendo que precisa de ajuda prá fazer a declaração prá não se complicar ainda mais. Depois que fizer as declarações aí sim vai gerar o DAS de cada mês. Este é o primeiro passo. Se realmente vai encerrar o Mei, precisará dar baixa na junta comercial prá cessar a emissão de novos DAS ou débitos. Após isso, dar baixa na Receita Federal e no Estado. Em resumo, faça as 2 declarações pendentes.
A disposição, felicidades.

cesar serrati
LUIZ HENRIQUE

Luiz Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 15:51

Boa tarde...
estou fazendo a baixa do MEI do meu pai...
fis o procedimento no site da JUCESP WEB, imprimi todos os documentos, mas a duvida é,
nao tem que recolher uma GARE?
como fazer essa GARE?

Aguardo obrigado

joao antonio merez

Joao Antonio Merez

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 16:03

Luiz Henrique, boa tarde, não deve pagar taxas alguma para cancelar ou abrir MEI o que tem dado algum problema (mão de Obra ) é que temos que ter em mãos a Senha Online do POsto fiscal para poder gerar o DBE.
só isso..
bom serviço..

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 16:29

Só esclarecendo o comentário do João: apenas os escritórios contábeis optantes do Simples Nacional é que não podem cobrar pelos serviços de constituição do MEI e a 1ª declaração anual.
Outros tipos de serviços podem ser cobrados, e se o escritório não for optante, pode cobrar por qualquer serviço.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 16:33

Prezados colegas- Conforme explicado para o Luiz MEI não é isento da taxa de baixa na Junta Comercial. Se há isenção é de uns dias prá cá pois todos os 20 que já dei baixa, exigiu-se a taxa. A propaganda de abertura diz ser muito fácil mas observem algumas postagens recentes de pessoas desesperadas que abriram, não fizeram as declarações e agora estão em apuros. Na Receita, prá quem tem prática é fácil entrar no cadsinc e preencher a ficha do cnpj. Sobre os honorários dos dd. colegas contadores, observem postagens relatando a respeito. Imaginem um escritório com 10 MEis diários com DAS atrasado para se emitir tais guias. Temos sim que cobrar pelo serviço como a manutenção de impressora, (cartucho, papel etc.) pessoal e tempo disponível. Fora a dor de cabeça de transistar pelos órgãos, retorno de documentos, agendamento e viagens etc. etc., no caso de baixa ou alteração de algum dado.
Na minha opinião se o Luiz Henrique não tem certa prática no assunto, deveria sim consultar um profissional da área ou continuar nos pedindo ajuda neste fórum como fez.Não estamos aqui dificultando as coisas mas sim valorizando o trabalho do profissional pois as tais propagandas ditas acima, deixam a impressão que a facil abrir ou fechar um MEI e basta ler postagens anteriores e verão como muitos tem tido dor de cabeça por fazerem sozinhos ou da maneira com ensina o portal. Prá ser do jeito que querem tem que melhorar muito a sincronização entre os órgãos envolvidos.
Obrigado, felicidades.

cesar serrati
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 16:44

Aqui é cobrado uma resma da pequena e uma taxa de 2 reais por cada impressão.

Envio via PDF para o email do MEI é gratuito.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Página 2 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.