x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 5.930

Empresa compartilhada

Huérika Dayammer

Huérika Dayammer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 12:22

Boa tarde, a todos.

Gostaria obter informações sobre constituição de empresa compartilhada, se usa este tipo de modelo ainda onde existem cursos em são paulo para obter informações.

obrigado.

Igor Guilherme S. Faria

Igor Guilherme S. Faria

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 14:08

Clovis Sousa

Boa tarde!

Bom Clovis, no meu ponto de vista não vale a pena entrar para uma sociedade ou empresa compartilhada.
Se a empresa exceder o limite da alíquota determinada ao valor atual do faturamento Imposto de Renda, ela passará a contribuir com uma alíquota bem maior.
Caso você, por algum motivo, queira sair da sociedade e registrar a sua própria empresa, você não terá o mesmo credito, socialmente falando, no mercado, pois seu CNPJ será novo e o credito que você tinha na empresa que era sócio (empresa compartilhada), será sempre da empresa.
Fora que a contabilidade da empresa não caberá a você, mas sim a quem compartilhou a empresa. Você não vai ter o mesmo acesso ao contador como o sócio majoritário.

E dando um exemplo clássico:
São três sócios na empresa, dois são sócios administradores (verdadeiros donos da empresa) e o terceiro é que entrou para empresa com esse esquema de compartilhamento, os dois adm terão livre poder para decidir quaisquer situações que se diz respeito à empresa compartilhada, inclusive, a retirada do sócio minoritário, ou a baixa da empresa.

Esse é o meu ponto de vista a respeito do assunto!


Igor Guilherme S. Faria.
Auxiliar de Processos
Linard Contabilidade
Oculto / Oculto
https://www.linardcontabilidade.com.br

Igor Guilherme S. Faria
Auxiliar de Processos
[email protected]
Orteca Assessoria Empresarial
Tiago Pinheiro

Tiago Pinheiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 dezembro 2011 | 22:59

eu me formei há 2 anos e me apareceu por meio de uma amiga que trabalhava como instrutora de informática em São Paulo a criação de um escritório de contabilidade para gerenciar tais empresas, cujos sócios prestam serviço em escolas de informática, treinamentos corporativos e precisam emitir NF.
eu irei pelo que li até agora trabalhar como MEI em casa mesmo até ter rendimentos maiores e quem sabe abrir um escritório.

Será que essa modalidade de empresa compartilhada estaria caindo em desuso? demais colegas poderiam opniar?

desde já agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.