x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 11.377

Associação sem fins lucrativos

Matheus Leal

Matheus Leal

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 19:14

Boa tarde, junto de algumas pessoas, fundei uma associação atlética acadêmica do meu curso, estou com cnpj, tudo registrado e etc, porém preciso de uma inscrição estadual para movimentação de mercadorias, como canecas, camisetas e artigos em geral, claro que todo lucro seria investido na própria entidade. Fui na receita estadual e acabaram me falando que por não ter no estatuto "comércio" nas finalidades da associação, não pode ser gerado. Alguém pode me ajudar como posso fazer pra gerar a inscrição? se realmente preciso alterar o estatuto? pois vi muitas outras atléticas sem essa finalidade e com vendas normais.


 

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 22:22

Oi, Matheus!

Realmente exist algumas empresa que não constam atividades de comércio no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e consegue a Inscrição Estdual sem ser presencial. Em alguns Estados isso é possível, mas como, baixando o aquivo de Contribuinte de ICMS na SEFAZ de seu Estado e  inscreva a sua Associação no Cadastro de Contribuintes de ICMS do seu Estado e depois de inscrito vê se tem custa para recolher a guia de pedido de Inscrição de ICMS no seu Estado, porque alguns Estados tem tabelas de custas para cada serviços solicitados, por exemplo,  pedido de baixa de ICMS, Autenticação de Livros e Inscrição no Cadstro de Contriuintes e et cetera, então solicite a  Inscrição ou Cadastro de Contruintes de ICMS de sua Associção e vai acompanhando a andamento da Inscrição pelo site do SEFAZ de Estado, talvez peçam para você ir a Inspetoria cumprir algumas exigências ou solicitar esclarecimento porque sua Associação deseja a Inscrição Estadual.

Matheus Leal

Matheus Leal

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 4 anos Domingo | 12 abril 2020 | 20:05

Olá, desculpa a demora na resposta. 

Então, se eu fazer o cadastro, consigo movimentar mercadoria mesmo a minha atividade cnae informada no cnpj não estar permitida no simples nacional? Pois sou novo e estou aprendendo isso agora, como a associação é de estudantes, temos muito pouco dinheiro para um contador e to tentando me virar pra deixar tudo na lei e corretamente 

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 12 abril 2020 | 21:04

Oi, Matheus!

Então é considerado um guerreiro por lutar e vai vencer essa batalha, qualquer dúvida ligue para o SEFAZ - Secratia de Fazenda de seu Estado e peça orientação de como fazer o downloads do Cadastro de Contribuintes ICMS, leia o auto-ajuda ou manual de Cadastro de Contibuintes de ICMS e faça a inscritão do ICMS, caso necessário for esboce o a sua necessidade em ter essa inscrição no Cadastro de Contribuintes de ICMS, mesmo não constando essa atividade no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica  e também no CNAE - Cadastro Nacional de Atividade Econômica, como comércio varejsta, esboce a sua tese por escrito ou recurso se necessário for para adquirie a sua inscrição do ICMS para a sua Associação. Todo esforço ao final é recompensado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.