x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 67

Inatividade_ME

Celso

Celso

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 abril 2020 | 10:29

Prezados, bom dia!

Tenho uma Microempresa ( ME) apenas para prestar serviços como médico. Sem funcionários nem nada. Há 6 meses não trabalho mais com essa empresa visto que estou trabalhando apenas CLT. Não encerrei a empresa porque talvez possa usá-la novamente. A questão é que , apesar de não usá-la, meu contador falou que precisa mantê-la, mesmo sem emitir NF por esta empresa,  mas também não queria pagar um contador neste período, visto que não acho justo gastar com algo que não estou utilizando. Como proceder nesses casos? Entendo que eu mesmo posso emitir qualquer declaração necessária..tenho certificado digital da empresa. A última movimentação da empresa foi em outubro de 2019.  O que teria que declarar a partir de agora? Preciso ir na Junta e informar inatividade? Obrigado

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 abril 2020 | 23:49

Darlan,

Uma empresa mesmo em inatividade precisa de acompanhamento contábil, elaboração  envio de obrigações acessórias, etc.

Costumo pensar que o barato pode sair caro, e também que a tranquilidade em saber que a empresa não ficará cheia de pendências um dia vale o investimento em assessoria contábil de qualidade.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
HENRIQUE DA SILVA BANDEIRA

Henrique da Silva Bandeira

Prata DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 14 abril 2020 | 08:36

Darlan bom dia, conforme o nobre colega  Daniel Garcia explicou, o barato pode sair caro, visto que existem as obrigações acessórias a serem transmitidas, algumas ainda requerem a identificação do contador responsável independente de você possuir ou não certificação digital, como o Sped; tenho esse mesmo problema com clientes aqui no meu escritório, os mesmos querem deixar de pagar os honorários alegando que a empresa dele "não dá trabalho nenhum", no entanto no caso das mesmas empresas que me refiro, ainda transmito o SPED, e o mesmo se não for transmitido gera multa de R$ 1.000,00 por declaração que deixar de ser transmitida. 
A melhor opção é negociar um valor com seu contador, alegando que não terá movimentação; ou baixar a empresa. 

Henrique Bandeira .'.
Whats app: (44) 98842-8582
E-MAIL: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.