x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 8.647

Protocolo web não reconhece certificado digital

Claudio Andrade

Claudio Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 25 maio 2020 | 17:42

Boa tarde,
Estou tendo um problema no envio do protocolo web da jucerja, faço tudo, anexo todos os documentos e quando vou assinar digitalmente não acha o meu certificado, ele está ativo só que ele é do serasa e a junta usa certisign, já baixei os programas para enviar que a junta disponibiliza e nada.
Alguém tem alguma ideia como posso resolver isso?
Já enviei e-mail par junta e nada.
Obrigado

Lucas Falcão

Lucas Falcão

Iniciante DIVISÃO 2
há 3 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 15:11

Eu consegui desta forma:

Boa tarde.

Seguem algumas orientações que devem ser seguidas, no caso de assinatura digital realizada  com certificado digital :

O certificado deve ser de tipo E-CPF.

O protocolo deve ser gerado/alterado/assinado, no login de quem irá assinar, ou seja, o certificado e login de acesso usados devem ser da mesma pessoa/CPF.

O navegador que melhor funciona para o uso de assinatura por certificado, é o Mozilla Firefox, que deve ser executado como administrador. 

Para isso, deve clicar no ícone do navegador com o botão direito do mouse e depois na opção "Executar como administrador".

Antes de gerar, alterar ou assinar seu protocolo, deverá baixar e habilitar a extensão para reconhecimento do seu certificado (mesmo que já tenha feito isso), deve acessar o site da Jucerja (com o login da pessoa que irá assinar) e seguir o caminho no mesmo : serviços > protocolo web > downloads.

Baixe o plugin da extensão, de acordo com o navegador que está sendo usado.

Feito a devida instalação e habilitação da extensão, poderá gerar, alterar ou assinar seu protocolo então.

Na etapa de assinatura do seu protocolo, ao selecionar o “Local de armazenamento/repositório” oriento que tente nas duas opções, sempre clicando no botão "atualizar" ao alternar a opção, para que o sistema atualize e mostre seu certificado.

Todos esses passos são importantes para que o certificado seja reconhecido, então todos devem ser realizados.

Lucas Falcão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.