Bom dia Edson.
Aqui no MT funciona assim:
O primeiro livro vc deve fazer a abertura digital no site do SEFAZ, imprimir, e encadernar em uma gráfica nos padrões exigidos pela SEFAZ de seu estado, e protocolar na SEFAZ para fazer o encerramento.
Após o 2º livro, vc faz a abertura e o encerramento pelo próprio site da SEFAZ. Então vc deve encarderna-lo e guardá-lo.
Para enviar o livro de inventário aqui nos utilizamos o programa SINTEGRA 5.4.0 e o TED para enviar para o SEFAZ, no mês de referência 12/xxx0 e 01/xxx1 vc deve enviar flegando o item 74 do seu programa gerador do arquivo SINTEGRA, este item 74 é referente ao inventário. Os saldos dever ser de 31/12/2xx0 e repeti-lo na no competencia 01/2xx1.
Os livros podem ser encadernados todos juntos, Livro de inventário, livro de ICMS, Livro de entrada e livro de saída.
Entre neste site http://www.sintegra.gov.br/ vá em serviços e depois legislação, nesta página você encontrará o conteúdo completo do Convênio ICMS 57/95.
A SEFAZ é o órgão competente para receber e dirimir quaisquer dúvidas referente a isso. Ligue, mande e-mail, vá pessoalmente. Este livro Modelo 6 (RUDFTO) é o primeiro livro a ser levado pra homologar na SEFAZ. É adquirido em livraria.
Pesquise sobre isso vc vai encontrar muitas coisas interessantes.
Espero ter ajudado um pouco.