x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.399

COMO RETIRAR UM SÓCIO DE EMPRESA BAIXADA E INAPTA

RONALDO JOÃO DA SILVA

Ronaldo João da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 12:09

boa tarde meus amigo, estou com uma empresa baixada e inapta seis anos, isso por falta de obrigações, preciso fazer uma alteração contratual para retirada de um dos sócios e transformar a empresa em unipessoal, como faço isso? tentei tirar o certificado digital da empresa e não consegui, ai tirei o certificado do representante da empresa, mas como esse certificado pode me ajudar, na internet consegui ver no ministério d fazenda que uma das pendencias são a falta de entrega da dctf de 2013 a 2018, por favor me ajudem, desde já agradeço.

Mariana

Mariana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 18:30

Ronaldo, boa tarde.
A empresa esta com a situação BAIXADA ou apenas INAPTA por omissão de Declaração ?
Pois se estiver BAIXADA, ela ja foi extinta, nesse caso terá que resolver as pendências, pois geram multas e elas vão para o CPF do sócio representante da empresa. E então abrir uma nova empresa para o sócio que quer continuar com CNPJ.
Com a situação BAIXADA acredito que não há mais vinculo dos sócios com tal empresa.

RONALDO JOÃO DA SILVA

Ronaldo João da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 16:09

Boa tarde Mariana, o problema que abri um MEI para sócia minoritária do antigo contrato, pois contava como baixada a empresa, ai quando fui solicitar ativação da nire dela pra poder fazer a legalização municipal aqui em Duque de Caxias RJ deu que ela é sócia em outra empresa e que com isso não poderia ter o Mei.
queria dar um jeito de só tirar ela, ai pesei em fazer uma alteração contratual tirando ela e transformando a empresa em unipessoal, mas não consigo fazer o certificado digital da empresa , só consegui fazer o certificado da pessoa responsavel.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.