x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 210

Transformação de Mei para empresa limitada

Joana Darc souza

Joana Darc Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Domingo | 26 julho 2020 | 16:26

Boa tarde, estou fazendo uma transformação de microempreendedor  Individual para empresa limitada, eu já havia feito   com 02 protocolos fazia o desenquadramento  e dava tudo certo, agora fui me informar no fale conosco da Junta Comercial do Rio de Jenairo  me orientaram a fazer transformação apenas com um protocolo e apenas em um  instrumento , segundo a pessoa que me orientou houve essa mudança.  já fiz o pedido de viabilidade que ja esta com tramite para Jucerja e o DBE também está pronto , no site da Junta quando faço o que me orientaram   quando informo o nire  aparece uma mensagem que  a empresa não existe.  gostaria de sabr se voces têm conhecimento dessa  mudança transformação de Mei para ltda ser apenas em  um único instrumento?
Obrigada

TIFANNY OLIVEIRA REIS PINHEIRO

Tifanny Oliveira Reis Pinheiro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 09:45

Bom dia Joana,

Realmente atualmente eles estão unificando alguns processos. 

Acredito que você esteja utilizando o NIRE do MEI óbvio, porém segue o raciocino, você está realizando uma Constituição de LTDA por Transformação, pois está realmente Constituindo uma Sociedade porém através da Transformação de MEI em LTDA, sendo assim, você terá, o processo 1 da Constituição onde informará todos os dados da nova empresa como estivesse constituindo normalmente, processo 2 será da Transformada (da antiga MEI) informando os dados antigos e por fim o processo 3 de Enquadramento da Constituição, informando os dados da nova empresa para que seja enquadrada em um regime tributário. 

Ao acessar ao VRE, você clicará em Constituição e então ele não vai te pedir o NIRE pois você irá constituir, então aparecerá algumas opções dentre elas "Constituição por Transformação" então você irá clicar nessa opção e realizar o processo como informei acima, ai ele irá pedir o NIRE da Transformada que é o da antiga empresa. Por fim, sairá tudo em um só instrumento, porém com 3 processos! 

Qualquer dúvida aconselho que entre em contato com a Junta do seu Municipio ou Região. 

Espero ter ajudado! 

Joana Darc souza

Joana Darc Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 09:59

Bom dia, Obrigada confesso que fiquei  confusa  os processos que já fiz transformando Mei em ltda foram 02 processos  extinção e  transformação. primeiro extinção preenchimento requerimento empresário  com capa de processo guia paga depois a transformação  evento 046  com o novo contrato.
Mais te agradeço  vou tentar ligar para Junta, por telefone eles não estão atendendo

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 16:57

boa tarde Joana.
em complemento, tenho um processo acho que igual,  é transformação de ME para sociedade empresaria LTDA.
era um MEI foi para ME, porem o cadastro do  MEI não constava  NIRE cadastrado.
 agendei e protocolei  o capa marrom com mais alguns documentos e foi deferido . 
a seguir liguei na JUCESP  , informaram para acessar o REDESSIM com nr. de CNPJ em viabilidade, dados do IPTU da PMSP, CNAE, alterações que pretende fazer. 
- com meu certificado digital preenchi com dificuldade, enviei e foi aprovado a viabilidade.
agora vou  para o DBE na 2a. etapa.
foi o que entendi.
espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.