x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 100

Peço humildemente orientação a respeito do melhor modelo empresarial para mim

Lucas

Lucas

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2020 | 17:10

Uma boa tarde a todos os membros deste fórum. Sou um jovem de 23 anos formado em Administração e gostaria de saber a visão sobre vocês sobre qual é a melhor opção para mim. A minha situação é a seguinte:

Atualmente estou contratado via CLT como Auxiliar Administrativo em uma empresa.
Eu pretendo (e já estou em negociação com a empresa) a partir do ano que vem mudar a minha forma de "contratação". Eu gostaria de ter um CNPJ e ser contatado pela empresa simplesmente como alguém que presta "serviços administrativos" para essa empresa. Minhas funções e responsabilidades seriam essencialmente as mesmas que já exerço hoje.  Dessa forma, eu poderia ter mais flexibilidade de horários, poderia receber um valor mensal líquido maior do que pela CLT e poder também ter a liberdade de dentro desse mesmo CNPJ, ministrar cursos/dar aulas de forma geral.

Tenho pesquisado a respeito das possibilidades. Foi sugerido a mim o MEI, mas pelo que vi não teria algo abrangente nesse nível. Existe a categoria de Professor Particular Independente (CNAE 8599-6/99) que serviria para a parte dos cursos, mas não para o meu atual emprego. Então até onde eu sei não daria certo por MEI, correto?

Além disso, vi também sobre ser um "EI" (Empreendedor Individual). O que aumentaria minhas possibilidades de "categorizar" a empresa. Eu poderia usar, por exemplo, o CNAE 7020-4/00 (Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica) ou o CNAE 8211-3/00 (Serviços combinados de escritório e apoio administrativo). Creio que ambos poderiam englobar o que eu faço no meu emprego CLT hoje e aí eu poderia juntar com o CNAE de professor e então ter uma empresa que englobe tudo. Está correto esse meu raciocínio?