x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.515

Diferença entre alvará e certificado de licenciamento

MATHEUS RIBEIRO

Matheus Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2020 | 15:31

Boa tarde!

Estou começando a trabalhar com legalização de empresas e me deparei com a seguinte dúvida: Qual a diferença entre alvará de funcionamento e certificado de licenciamento?

Por definição, ambos possuem a mesma finalidade, porém o pedido de alvará deve ser feito junto a Prefeitura, mesmo esta estando conveniada ao VRE (estado de São Paulo)?

Procurei por tópicos semelhantes no portal, porém não encontrei algo muito esclarecedor recente, só tópicos antigos, e há sempre muitas alterações nessa área, portanto solicito essa ajuda.

Desde já agradeço.

Matheus Ribeiro.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2020 | 16:04

Boa tarde Matheus, tudo bem?

Compreendo sua dúvida, é um tanto quanto ambíguo mesmo essa situação, eu por exemplo quando realizo abertura/alteração de empresas no estado de SP sempre entro em contato com a prefeitura do município pois como cada uma tem sua legislação própria existem questões específicas que podem ocorrer e acabar dando problemas, então para resguardar tanto a mim quanto a empresa sempre entro em contato com a Prefeitura, independente dela ser conveniada ou não com a Via Rápida.

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.